ESPECIAL – CAVERNA DO DRAGÃO

capa


E ae galera… Olha nós aqui novamente!

Hoje vamos falar sobre esse mito, essa lenda, esse clássico chamado Caverna do Dragão, que muita gente já assistiu e que há muitos anos vem fazendo sucesso na tv brasileira. Uma animação feita com poucos recursos, que tem personagens bem famosos no nosso país e que já passou “milhares” de vezes na tv, mais especificamente na Globo. Então vamos lá…


A HISTÓRIA


carvena-do-dragão

A trama é baseada no jogo de RPG Dungeons & Dragons, e segue a história de seis crianças que tentam voltar para o mundo real depois de acidentalmente caírem num lugar estranho chamado Reino. Nesta nova realidade fantástica, os personagens conhecem o Mestre dos Magos, espécie de Mestre Yoda, que só aparece quando quer. Além dele, conhecem ainda o Vingador, feiticeiro que representa todo o mal daquele universo. Cada um dos seis jovens recebem uma arma mágica, ambicionadas pelo Vingador, que deseja roubá-las e uni-las para derrotar o Mestre dos Magos e Tiamat, outro ser maligno, para então dominar o Reino.


REPERCUSSÃO NO BRASIL E NOS ESTADOS UNIDOS


Sem Título-1

Caverna do Dragão tornou-se cult no Brasil, mas foi relegada às sombras nos Estados Unidos. A violência acentuada para uma série animada e as tramas obscuras afastaram a audiência. Muito disso, claro, devido a patrulha do politicamente correto que não queria que as crianças tivessem acesso a uma fantasia com temas complexos e delicados. Um dos mais famosos episódios, causou polêmica por trazer os protagonistas debatendo sobre a possível morte de um personagem. Depois de muita discussão e polêmica, órgãos regularizadores da televisão americana optaram por veicular alertas sobre a violência do desenho.

Soma-se à crítica e a resistência do público, uma trama cheia de reviravoltas e subtramas realmente avançadas para o formato. Por ser baseada em um jogo de RPG, a série tinha uma mitologia densa e aberta a múltiplas interpretações. Animações geralmente apresentam um universo e acontecimentos que se limitam a se repetir ou não sair de um padrão estabelecido logo no piloto, esse desenho ia além do básico visto em geral na TV, a trama se estendia além do que era visto. O Reino era vasto, cheio de criaturas e lugares complexos. Enquanto a trama central acontecia, uma porção de outras coisas se desenrolava ao mesmo tempo.


O GRANDE SUCESSO NO BRASIL


CAV

O sucesso da produção começou nos anos 80 e logo estourou aqui no país depois de ser exibido em tv aberta nas manhãs de sábados e posteriormente nos programas da Xuxa, ainda então na TV Globo.
Por bastante tempo (pra ser mais exato nos anos 90) o desenho deu uma sumida e uma declinada, sendo exibido poucas vezes na tv aberta e também devido ao estouro dos animes no país.

No começo dos anos 2000, com o crescimento e popularização da internet, o desenho voltou a ser reprisado na Globo e começaram a surgir os mitos, memes e lendas sobre o desenho, sem falar das milhares de teorias que começaram a surgir devido ao  fato do desenho não ter o último episódio. São várias as lendas que destrincham mensagens subliminares que não existem e criam finais impensáveis. Algumas teorias contam que o Mestre dos Magos e o Vingador eram versões do diabo e que ambos colocavam o grupo de jovens em perigo apenas para se divertir. A teoria ainda diz que o pobre Uni era um ser maligno que prendia as crianças no Reino. A coisa ficava ainda mais louca quando alguns afirmam que Tiamat, dragão de cinco cabeças, não era do mal, mas sim um anjo enviado dos céus para avisar os seis jovens que eles estavam mortos. Sim, uma das teorias mais famosas afirma que as crianças morreram no acidente na montanha russa e acabaram indo para o inferno, tudo desmentido veementemente pelos criadores e roteiristas do programa. Também pudera: vários dos fãs da animação são jogadores de RPG, logo, adoram criar histórias, novas versões e diferentes rumos para um mesmo universo. A versão oficial, porém, não chega nem perto de toda essa fértil imaginação obscura. O Vingador segue malvado, o Mestre dos Magos segue como o bonzinho senhor conselheiro e o coitado do Uni segue um inofensivo unicórnio.


O TÃO FAMOSO “EPISÓDIO DERRADEIRO”


dvddndcomplete

Mas afinal, como a história acabou? Sem um episódio final produzido, os produtores e roteiristas passaram anos afirmando que o último roteiro também nunca foi escrito. Nos últimos anos, porém, Michael Reaves, um dos principais roteiristas da série, divulgou o que seria o último roteiro do episódio derradeiro de Caverna do Dragão. Intitulado Requim, o episódio mostraria o grupo em uma última aventura que resultaria na libertação do Reino de todo o mal causado pelo Vingador. Em certa altura do episódio, a bondade do vilão, aprisionada em uma masmorra, é libertada por um dos jovens, fazendo o Vingador voltar a ser um bom homem. Descobre-se que o personagem, há muito tempo, havia se rendido aos poderes de um ser maligno poderosíssimo e que desde então não encontrara o caminho de volta à luz.

Fica entendido que o Vingador é filho do Mestre dos Magos e o episódio encerra de maneira dúbia: os jovens são questionados se querem retornar ao seu mundo ou permanecer no Reino. Livres para ir, os portais estariam abertos para que eles voltassem ao mundo de onde vieram. O episódio termina e não sabemos ao certo qual a decisão das crianças. Fica subentendido que o grupo fica no Reino, mas isso fica indefinido. Isso porque, segundo Reaves, o episódio foi escrito de forma a encerrar a série de forma satisfatória caso a CBS cancelasse o programa. Ainda assim, o capítulo deixaria uma ponta solta para ser retomada caso o show fosse renovado. Como todos sabem a animação foi cancelada abruptamente e o episódio sequer foi produzido. O roteiro existe e pode ser encontrado na integra no glorioso universo da internet. Algumas interessantes entrevistas trazem Michael Reaves comentando sobre o processo criativo da série e sobre como foi escrever o último episódio da série. Um final misterioso, dúbio e complexo, bem ao estilo do que a sempre clássica Caverna do Dragão nos proporcionou.


CURIOSIDADES


CAV (1)

Confira abaixo algumas curiosidades sobre o desenho:

  • Originalmente, o criador do desenho, Dennis Marcs, o chamou de Swords & Sorcery e o apresentou à NBC. A história possuía poucos elementos baseados no jogo de RPG Dungeons &Dragons, mas foi rejeitada pela produtora. Dennis alterou a história, conseguiu os direitos para utilizar o nome do jogo e Caverna do Dragão foi lançado em 1983, pela CBS. De acordo com o criador, o Vingador é uma versão distorcida do Mágico de Oz.
  • O dublador da Rainha Quinn é Frank Welker, uma lenda da dublagem americana. Ele faz as vozes de diversos outros personagens do desenho, inclusive Uni. Além de Caverna do Dragão, Welker é a voz mais famosa de Fred em Scooby-Doo, Abu em Aladdin e fez os rugidos de todos os leões em O Rei Leão. Sim! Os rugidos do filme foram feitos por um homem e não gravados de animais de verdade!
  • Na versão original, Tiamat é a Rainha dos Dragões, embora muita gente, no Brasil, pense que o dragão pertença ao sexo masculino, já que o personagem foi dublado por José Santa Cruz e Amaury Costa. A dublagem americana foi feita por Frank Welker, mais uma vez.
  • A Marvel estava produzindo várias outras animações ao mesmo tempo que exibia a Caverna do Dragão. Entre elas G.I. Joe, Transformers, Thundercats e Muppet Babies, gerando desinteresse em continuar a aventura baseada em D&D. Mas as principais causas do cancelamento foram os altos custos da produção e a baixa da audiência da animação, que era exibida no mesmo horário que os Smurfs, lembrando que a animação da NBC estava em seu auge. Todos esses fatores influenciaram para que o último episódio não fosse produzido.
  • Originalmente, o escudo de Eric também daria a ele o poder da levitação, mas ele seria atrapalhado e estaria sempre caindo.
  • Pouca gente reparou, mas o Vingador sempre é mostrado em um castelo diferente. No entanto, o castelo retratado no episódio “Prisão Sem Muros” foi mostrado mais um vez no décimo primeiro capítulo, A Caixa.
  • O nome original de Presto seria Albert e suas roupas seriam vermelhas, em vez do tradicional verde. Alguns materiais promocionais, logo no início da produção da série, chegaram a utilizar o traje vermelho para a divulgação.
  • No episódio “O Traidor”, os Ursinhos Amigos, que vivem na Floresta da Lua, são uma clara homenagem aos Ewoks de Star Wars.
  • Já no episódio “O Dia do Mestre dos Magos”, Diana diz a Eric que o Mestre dos Magos não é Obi-Wan Kenobi, em mais uma referência a Star Wars. Esse episódio foi produzido por outra equipe dentro dos estúdios da CBS e o estilo de animação ficou ligeiramente diferente dos outros episódios. Essa mesma equipe foi responsável pelo desenho do Homem-Aranha e seus Incríveis Amigos.

OS PERSONAGENS


Hank

Hank

ARQUEIRO – Devido a seu raciocínio rápido e habilidade com o arco, Hank é o líder indiscutível do grupo. Sua arma mágica é o arco, que pode atirar flechas de energia que fazem de tudo – menos matar o oponente. Seu maior medo é que ele possa cometer um erro que coloque o grupo em risco.
Apesar de ser o lider por consenso do grupo, Hank tem inseguranças quanto à sua própria capacidade de liderar Tem como arma mágica um arco sem cordas, que lança “flechas” de pura energia. Nota: Assim como Sheila, há um problema de tradução quanto ao termo “ranger”, que identifica o personagem. A tradução mais exata seria algo como “mateiro”, mas como o termo é estranho, volta e meia você ouve o Mestre dos Magos chamá-lo de “arqueiro”, “guerreiro”, “guarda” e, principalmente, “meu jovem”.
O que ele pode fazer com seu arco mágico…: Destruir coisas, cortar, empurrar, abrir túneis no gelo, iluminar (como um archote ou sinal luminoso no céu, serviu para quebrar um encantamento que quase fez a todos brigar), prender com aros uma pessoa, interceptar raios mágicos, criar objetos de apoio, criar corda, criar barreira transparente (uma versão mais fraca de campo de força), explosões.


Eric

Eric1

CAVALEIRO – Eric é um riquinho e esnobe garoto, só que com boas intenções. Ele sempre tem uma resposta sarcástica para tudo. Às vezes ele pode parecer um covarde, mas alguns episódios provaram o contrário, como num em que ele confronta o Vingador. Sua arma mágica é um escudo mágico, capaz de refletir qualquer coisa, incluindo raios do Vingador e baforadas de Tiamat.
Covarde e resmungão, gosta de mexer com todos os personagens do grupo, especialmente com Bobby. Junto com Presto, são deles a maioria das tiradas cômicas da série Para sorte de todos, sua arma mágica não é de ataque: um escudo místico que defende de quase qualquer coisa ele e os que estiverem próximos.
O que ele pode fazer com o escudo: Proteger-se de projéteis e outros objetos e gerar um domo de força que protege ele e os colegas de, por exemplo, avalanches.


Presto

Presto

FEITICEIRO – Presto é o mágico do grupo. Sua arma mágica é seu chapéu, de onde “tira” suas magias. Devido a seus problemas em confiar nos seus poderes, suas magias quase sempre dão errado, mas acabam resolvendo o problema. Um bom exemplo é num episódio em que ele diz algo assim: “Eu quero que o inimigo desapareça!” e surge um balde em sua cabeça, impedindo-o de ver o inimigo. Seu maior sonho é aprender a ser um bom Mago e fazer uma magia para retornar o grupo para a Terra.
Sua arma mágica é um chapéu mágico, talvez a mais poderosa arma de todos… se ele soubesse controlá-lo (ou… talvez, se o chapéu se deixasse controlar ^_^) De todos é o mais inseguro. E involuntariamente carrega o humor da série com Eric. 
Lista de Mágicas A Noite Sem Amanhã: Invocar vaca. As Mágicas Desastrosas de Presto:Vórtex de teletransporte (foi o que encrencou seus amigos), Tapete Voador (criado por Uni!), Gaiola, “Destruir Árvore de Pedra e Gigante Junto”. O Sonho: Porta mágica (um homem-lagarto entrou nela e a porta desapareceu. O Cemitério dos Dragões: Raios e Algemas Mágicas (prendeu o Vingador!! – devem ter dado certo porque Presto e seus colegas estavam no Cemitério dos Dragões). A Névoa da Escuridão: Sugar Nevoeiro. A Caverna das Fadas Dragão: Fazer objetos sólidos flutuar. Cupins (o suficiente para destruir um grande objeto de madeira em segundos)


Diana

Diana

ACRÓBATA – Diana era campeã de ginástica olímpica por três anos antes de ir parar no Reino. É considerada a mais inteligente e ágil do grupo. É uma das figuras mais querida pelo mestre. 
Ela faz tantos giros no ar e saltos que poderia deixar seus inimigos tontos. Ela parece ser a mais velha do grupo, até porque no episódio “A BUSCA DO GUERREIRO ESQUELETO” , seu maior medo é mostrado, e é o de ficar muito velha e não conseguir mais lutar e usar suas habilidades. Sua arma é um cajado verde que pode estender seu tamanho e ser usado como uma vara de saltar, por exemplo.
Ótima atleta, e pronta a responder os resmungos de Eric, Diana é uma das raras personagens negras em desenhos animados americanos. Tem um bastão mágico que se expande, variando desde o tamanho de uma vara de salto até caber no bolso.

 


Sheila

Sheila

LADRA – Sheila pode ser considerada aquela que está sempre lá quando alguém está machucado ou depressivo. Ela se parece mais nesse aspecto com uma clériga, e não uma ladra. Apesar de sempre ajudar seus companheiros, o maio medo de Sheila é o de perder seus amigos e ficar sozinha. Sua arma mágica é uma capa de invisibilidade que ela usa para escapar dos perigos ou passar por inimigos sem ser vista.
Irmã mais velha de Bobby, ela é a mais triste e distante do grupo. Possui uma capa mágica que a torna invisível. Nota: Ela também tem um problema de tradução… o Mestre dos Magos a chama, em inglês, de “Thief” (“ladra”!). Até onde pude perceber, a versão da Globo e Herbert Richers do desenho nunca a chamou assim…


Bobby

Bobby

O BÁRBARO – Bobby é o irmão mais novo se Sheila. Ele é o único personagem que se sabe a idade, 10 anos. A atitude de “homem durão” dele serve para esconder seu medo de agir como um bebê quando encarar o perigo. Sua arma é um porrete mágico que pode derrubar quase tudo, como portas, paredes, torres… Ele também pode criar terremotos. As características de Bobby mostram que ele poderia muito bem representar o “anão” do grupo.
Mais novo do bando e irmão de Sheila, Bobby tende a ser um pouco destrutivo quando irritado, ainda mais considerando-se que ele recebeu do Mestre dos Magos um tacape mágico com capacidade de destruir muros e até montanhas! Assim que ele chegou ao Realm, adotou um bebê unicórnio, Uni.


Uni

Uni

MASCOTE – É a bebê unicórnio de estimação de Bobby. Ela parece não ter muita função no grupo, mas é ela que alegra Bobby e o faz esquecer um pouco da saudade que sente da Terra. Algumas das cenas mais engraçadas do desenho estão relacionadas de alguma forma a ela. Sua “arma mágica” é o cifre, que tem o poder de teletransporte, mas ela só o usou uma vez em toda a série.
Filhote de unicórnio, muito provavelmente uma fêmea, ela é o biho de estimação de Bobby. O único poder que ela tem é o de se teleportar por pequenas distâncias apenas uma vez por dia


Mestre dos Magos

Mestre

O SÁBIO – O Mestre dos Magos é o guia do grupo. Ele tem muitas semelhanças com o Yoda, do filme Guerra nas Estrelas, como a altura, o modo de falar, os poderes mágicos, e também teve um aprendiz que foi para o lado do mal. O Mestre tem a função de iniciar os meninos numa nova missão, na tentativa de mandá-los para casa. Quase nunca ele ajuda no meio de uma missão, mas às vezes aparece e dá novas dicas para o grupo no meio do episódio. Sua maior decepção é a de ter deixado o Vingador, seu antigo aprendiz, escolher o lado do mal.
Mago baixinho e benevolente, é ele quem guia os personagens dentro daquele mundo, geralmente aparecendo de surpresa no início do episódio e dando pistas vagas sobre possíveis caminhos de volta para casa e sobre alguns fatos que ocorrerão. Aparentemente é protetor do Realm e trata os seis como seus pupilos. E, obviamente, é muuuuito poderoso, mas raramente utiliza destes poderes .
Magias: Ponte Mística, Teletransporte (sozinho, com várias pessoas ou terceiros)


Vingador

Vingador

O VILÃO – O Vingador é o maior vilão do Reino. Seu maior objetivo é ser o Rei de todo o planeta, e tem como maior inimigo seu ex-Mestre, o Mestre dos Magos. Ele acha que para derrotá-lo ele precisa do poder reunido das armas mágicas das seis crianças, e não sossega em tentar roubá-las. Ele quase sempre age convocando exércitos de Orcs e outras criaturas e usando seus poderes mágicos contra pequenas vilas. Seus principais aliados são seu cavalo negro voador e o Demônio das Sombras. O Vingador sente um grande medo em todo o Reino, e ele é Tiamat, o dragão (ver abaixo).
O grande vilão da série, mas não o único e nem sempre presente. Tem diversos castelos pelo Realm e tropas de orcs e de homens lagarto. Mago muito poderoso, perde apenas em poder ao Mestre dos Magos, do qual provavelmente fora pupilo ou filho! E para vários fins deseja as armas mágicas dos garotos, entre eles destruir o próprio Mestre dos Magos, Tiamat e enfim conquistar todo aquele mundo.
Magias: Raios (com péssima pontaria, por sinal :), fechar paredes de gelo, animar esqueletos, defender raios com a mão, disfarçar-se, criar tempestade de ventos, virar/invocar monstros, soldar (variação de raios?)[etc…]


Observador

Observador

VISÃO – É um monstro que aparece no Reino e que tem vários poderes, dentre eles estão o poder de observar pessoas que esteja longe de sua localização, controlar pessoas e ainda solta raios de milhares de olhos.


Tiamat

Tiamat

O PERIGO – Tiamat é um dragão de 5 cabeças que aterroriza tanto as crianças quanto o próprio Vingador. Cada cabeça tem sua própria baforada, mas a única que fala é a cabeça vermelha, a central. A casa de Tiamat é o Cemitério dos Dragões. Dragão de cinco cabeças que sei lá porquê é o pesadelo do Vingador, mas provou diversas vezes que é praticamente imune aos poderes do vilão, e não está ao lado dos mocinhos…
Cada cabeça lança: Branca – Raios Congelantes; Cabeça Verde – Gás Venenoso; Cabeça Vermelha: Fogo; Cabeça Azul – Raios; Cabeça Preta – Ácido; As outras cabeças magias – Teletransporte (dela mesma e de outros).


Demônio das Sombras

Monstro do Espelho

O ESPIÃO – É o mensageiro e espião fantasmagórico do Vingador. Tudo que se sabe dele é que ele segue os meninos por todos os lados e depois conta ao vingador o que viu.
Lacaio do Vingador, é seu espião, com poderes de se misturar às sombras e voar até onde seu mestre está. Nunca tomou iniciativa própria.


Pesadelo

Pesadelo2

TRANSPORTE – Pesadelos (no plural), são uma raça de cavalos que servem para o transporte do Vingador, e mesmo apesar de não terem asas eles são capazes de voar, diferente do Vingador que mesmo tendo não consegue voar. É rápido e sempre está disposto na hora que o seu mestre necessita.


 MAIS


 Aqui no Los Geeks não é comum eu fazer isso, porém vou deixar abaixo um link onde o Felipe Castanhari do canal Nostalgia explica detalhadamente sobre o desenho e sobre o tão famoso “último episódio”. Então confira:


E é isso galera, se você gostou não deixe de comentar e dizer o que achou sobre nossa postagem e não esqueça também de deixar sugestões para próximas postagens. Até mais pessoal!


Gostou? Compartilhe!  

 



[Total: 1    Média: 5/5]

Flamenguista fanático, viciado em animes, séries, filmes e games . Frase: “Eleve seu cosmo, aumente seu ki, confie no coração das cartas e nunca se alie ao lado negro da Força”.