TOP 10 (SÉRIES) – SOBRE MEDICINA E ENFERMAGEM

Top 10 Série


E ae galerinha, lembra do nosso Top 10 sobre séries? Pois bem, ele está de volta!

No post anterior (CLIQUE AQUI PARA CONFERIR) falamos sobre séries de advocacia e direito e hoje o assunto será sobre medicina e enfermagem. E porque enfermagem? Em todas essas séries que citarei sempre existe aquele enfermeiro gente boa pra ajudar a consagrar o médico (e protagonista) da série, então esse é o motivo.

Como no post anterior, eu vou apenas expressar minha opinião sobre as que eu já vi, então se alguma série famosa e grande do gênero ficou de fora não me xingue, eu vou falar apenas sobre as que vi e tenho opinião pra falar. Na anterior também aconteceu uma coisa interessante que foi o fato de muitos dos que leram a postagem acharem a ordem delas erradas ou absurdas. Eu apenas posto recomendando de acordo com as que gostei e que acompanhei, mas as vezes as opiniões são contrárias, aceito isso e estou aberto para quem quiser conversar e dialogarmos sobre séries, sou muito fã e gosto muito de conversar sobre o assunto.

Então bora parar de enrolação e bora ao nosso top 10 de hoje…


10 – Chicago Med

chicago_med_s01_folder_icon_by_theo122-dac0249

 

Spin-off de Chicago Fire, Chicago MED traz casos inspirados em acontecimentos reais, explorando os desafios e a rotina agitada de quem trabalha com a parte de emergência do hospital. A série teve início em 2015. A equipe é composta por profissionais com diferentes especialidades, com destaque para a diretora Sharon Goodwin (S. Epatha Merkerson), que desaprova o sistema político do hospital; Hannah Tremble (Laurie Holden), considerada fria, mas que é uma excelente cirurgiã; Daniel Charles (Oliver Platt), o chefe da Psiquiatria; e a enfermeira Maggie Seaver (Yaya DaCosta).

Minha Opinião:

Essa série não me animou muito quando foi anunciada, eu particularmente não sou um grande fã de Spin-Offs, por isso não me animei muito. Porém ela acabou me surpreendendo no começo, nos primeiros episódios, mas depois ficou meio repetitiva, ficou como outras que temos nessa lista, daí a posição dela. 

Status:

Em andamento (2 Temporadas – 41 Episódios) 2015 – Presente.

Notas:

Minha: 8,5
Imdb: 7,8

chicago_med



09 – The Knick

the_knick

A trama acompanha a vida de médicos e enfermeiras que trabalham em um conhecido hospital no ano de 1900 em Nova Iorque. Enfrentando as barreiras morais de sua época, a equipe médica, liderada pelo Dr. John W. Thackery (interpretado pelo Clive Owen), explora novas técnicas com o objetivo de ampliar os horizontes da medicina. Além das novas tecnologias, a série também tratará de temas como o preconceito racial, os direitos das mulheres, a imigração, as diferenças de classes sociais, a corrupção e a dependência de drogas.

Minha Opinião:

Essa série é muito interessante, pois além de falar sobre medicina aborda outros pontos, sobre direitos e preconceitos vividos tanto por médicos quanto pelos pacientes naqueles anos complicados do começo do século passado. Eu só não curti muito o fato de ser uma série de época, que acaba sendo um pouco estranha. Eu até que gostei do estilo dela, mas esse fato da era em que se passa a série acabou me desmotivando um pouco e eu nem cheguei a terminá-la. Então se você não tem problema com isso, recomendo que veja.

Status:

Cancelada (2 temporadas – 20 Episódios) 2014 – 2015

Notas:

Minha: 8,7
Imdb: 8,5

the_knick



08 – Rush – Medicina Vip

Rush

A série, que conta a história do Dr. William P. Rush, um médico ousado que atende os pacientes em casa. O médico abandona um hospital de nome e parte para uma carreira diferenciada. Rush passa a atender celebridades de Hollywood e outros milionários. Ele, logo, atinge o sucesso por sua discrição e por guardar os segredos de todos. Os negócios de Rush garantem a sua vida de ostentação e o médico leva uma vida de playboy em Los Angeles. Porém, ele reencontra um antigo amor e passa a repensar tudo ao seu redor.

Minha Opinião:

Essa série eu vi na Globo e até então nunca tinha ouvido falar sobre ela. Eu achei legalzinha, nada de mais. O motivo dela está na frente das outras é pelo fato de ser original o estilo dela, diferente das demais dessa lista. Nela também conta dramas do protagonista que é a briga de ego com seu pai e o uso de drogas. Foi cancelada após 10 episódios e apenas uma temporada.

Status:

Cancelada (1 Temporada – 10 Episódios) 2014

Notas:

Minha: 8,7
Imdb: 7,7

Screenshot_1



07 – Scrubs

Scrubs

Na série, o Dr. J.D. Dorian narrava as suas experiências e as de seus colegas como residentes do hospital Sacred Heart, sempre de maneira bem humorada. Exibida de 2001 a 2010, Scrubs se diferenciava pelo humor e pela forma leve de tratar temas sérios da medicina. Além disso, satirizava algumas figuras recorrentes no ambiente hospitalar.

Minha Opinião:

Como na sinopse diz, a série tinha muita coisa engraçada, talvez esse seja o motivo dela está em sétimo nessa lista. Eu gostava do jeito que ela foi trabalhada durante os anos que eu vi… Lembro que a narrativa da história era baseada no Dr. Dorian que era apaixonado pela sua companheira de trabalho Elliot Reid e a série era meio que uma siticom só que em forma de série médica, era muito legal. Super recomendo!

Status:

Finalizada (9 Temporadas – 174 Episódios) 2001 – 2010

Notas:

Minha: 8,9
Imdb: 8,4

Scrubs



06 – Chicago Hope

chicago_hope

Essa série foi uma das pioneiras no quesito séries médicas dos últimos anos. A série criada por David E. Kelly, se passava no fictício hospital que dava nome a série. Com um elenco talentosíssimo encabeçado por Mandy Patinkin, a série se manteve no ar entre 1994 e 2000, criando uma maneira própria de tratar os casos médicos e os dramas particulares dos protagonistas. Dentre eles, ressalta-se o cirurgião vivido por Patinkin, que entre um caso e outro, tinha de lidar com os diversos problemas de sua vida, incluindo a condição psiquiatra de sua esposa. A série no tempo em que esteve no ar quebrou diversos tabus, como a exibição dos seios de uma adolescente que havia acabado de passar por uma cirurgia reparadora. O drama da CBS teria sido revolucionário, se não tivesse que competir nas noites de quinta com a grandiosa E.R., série médica que estreou no mesmo ano de Chicago Hope, com a qual foi rival durante toda a primeira temporada. Apesar de no segundo ano ter sido movida para as noites de segunda, com a partida de Patinkin e do criador David E. Kelly, o drama não sobreviveria por muito mais tempo, tendo seu fim decretado na sexta temporada. Mas sem dúvidas, marcou época! 

Minha Opinião:

Sobre essa série, eu lembro que confundia muito ela com Plantão Médico (E.R.), mas lembro que ela passou na Record diferente da sua concorrente que foi transmitida na Globo e no SBT. Eu lembro ainda que ela era muito boa, mesmo eu não vendo na sequencia correta, pois não lembrava de assistir todos os dias que ela passava. Anos depois eu até que comecei a revê-la na internet mas não dei prosseguimento. Mas quem tiver vontade de ver uma série clássica boa, essa é uma dela.

Status:

Finalizada ( 6 Temporadas – 141 Episódios) 1994 – 2000

Notas:

Minhas: 8,9
Imdb: 6,8

chicago_hope



05 – Saving Hope

Saving_Hope

A série gira em torno da vida de Alex Reid, médica do Hope-Zion Hospital em Toronto, e noiva de Charlie Harris, chefe de cirurgia. Quando Charlie entra em coma, Alex se une ao cirurgião Joel Goran (interpretado pelo Daniel Gillies) para mantê-lo vivo enquanto buscam encontrar uma forma de trazê-lo de volta. Enquanto isso, o espírito de Charlie vagueia pelo hospital, preso entre dois mundos, tendo como companhia as almas daqueles que morrem no local, mas já estão de partida para o além.

Minha Opinião:

Série muito bem desenvolvida, com um tema original, com romance, com dedicação, com espiritualidade e é claro com muita medicina envolvida. Essa série te faz refletir muito, principalmente nos seus primeiros episódios, pois você começa a pensar em muitas coisas com uma visão diferente, pois você está com uma pessoa que gosta e de uma hora pra outra ela pode partir ou ir para um estado espiritual diferente dos seu e te deixando muita saudade. Gosto muito dessa série, então recomendo mesmo!

Status:

Finalizada (5 temporadas – 71 Episódios) 2012 – 2016

Notas:

Minha: 9,0
Imdb: 7,6

Saving_Hope



04 – Grey’s Anatomy

greys anatomy

Impossível fazer um post sobre seriados médicos e não citar Greys. A trama protagonizada por Ellen Pompeo, a interprete da Dra. Meredith Grey, residente do fictício hospital cirúrgico Seattle Grace. A série é focada nela e seus colegas, também internos: Cristina, Izzie, George e Alex, mostrando suas vidas amorosas e as dificuldades pelas quais passam no trabalho.

Minha Opinião:

Falar sobre essa série é fácil, pois tudo que eu disser vai ser repetitivo, pois a série se tornou um sucesso mundial e não tem um fã de medicina que gosta de série que não conheça ou que não goste dessa série. Então por que ela está nessa posição se é a mais famosa do gênero? A resposta é que para mim ela não me encheu os olhos como outras, isso não quer dizer que ela seja ruim, ao contrário, ela é muito boa, mas para esse que vos escreve o meu top 3 tem outras que gosto mais e que fizeram me emocionar mais. Então não me xinguem…

Status:

Em andamento ( 14 Temporadas – 300 Episódios) 2005 – Presente.

Notas:

Minha: 9,1
Imdb: 7,7

greys anatomy



03 – Dr. House

Dr House

O Dr. Gregory House, interpretado pelo Hugh Laurie, é um infectologista e nefrologista que se destaca não só pela capacidade de elaborar excelentes diagnósticos diferenciais, como também pelo seu mau-humor, cepticismo e pelo seu distanciamento dos pacientes, comportamento anti-social, já que ele considera completamente desnecessário interagir com eles. A trama passa-se boa parte em um hospital, onde Dr. House precisa lidar com diferentes casos a cada novo episódio.

Minha Opinião:

Uma das melhores série que tive o prazer de ver até hoje do gênero medicina. O Dr House é um cara muito arrogante e mau-humorado, fazendo dele um cara incrível. Ele sempre ajuda os pacientes e sempre reclamando, o que no fundo o torna um cara bacana. Essa série passou muitos anos na Record e teve uma boa aceitação em todas as suas oito temporadas. Muito boa!

Status:

Finzalizada (8 temporadas – 177 Episódios) 2004 – 2012

Notas:

Minha: 9,2
Imdb: 8,8

Dr House



02 – E.R.  (Plantão Médico)

ER

Grande sucesso de crítica e de público, “E.R.” ou simplesmente “Plantão Médico”, como ficou conhecido nos anos 90, trata do cotidiano da emergência de um hospital público de Chicago, visto sob a ótica dos médicos e enfermeiros que trabalham ali. Os conflitos profissionais e as histórias dos pacientes atendidos no pronto-socorro misturam-se aos dramas pessoais dos médicos no seriado. A série é considerada a “mãe” dos vários seriados médicos que surgiram depois.

Minha Opinião:

E.R. (Emergency Room) ou simplesmente Plantão Médico como ficou conhecida aqui no Brasil foi uma série muito boa, e como foi a pioneira do gênero a ganhar destaque, eu resolvi colocar ela com a segunda, pois além de ser muito boa, contava com um elenco muito talentoso que elevou o nível da série. Lembro quando ela passava na Globo anoite eu não podia assistir, pois tinha que acordar cedo pra ir para a escola e por isso não consegui acompanhar sequencialmente, porém anos depois tive o prazer de poder vê-la pela internet e por isso que ela está nessa posição aqui hoje. Super recomendo essa série para quem não conhece.

Status:

Finalizada (15 Temporadas – 331 Episódios) 1994 – 2009

Notas:

Minha: 9,2
Imdb: 7,7

ER



01 – The Shift Night (Plantão Noturno)

the_night_shift

Com o final de Plantão Médico em 2009 nos restou apenas a saudade, mas não por muito tempo. Quase cinco anos depois, a NBC nos presenteia com Plantão Noturno para alegria de nossos corações. A temática da série é bem semelhante ao sucesso anterior. Basicamente temos um hospital do Texas, o San Antonio Medical Center, e o foco principal se faz no turno da noite. No meio de toda a agitação presente entre os casos, nos envolvemos com a vida pessoal e profissional dos personagens. O seriado é composto por diversas temáticas como drama, comédia, romance e ação que conferem à continuidade da história. Um fator interessante é a presença de flashbacks da guerra no Afeganistão, onde alguns dos médicos estiveram presentes e como isso influenciou a vida pessoal e a carreira deles dentro da série. Ainda temos fortemente a influência do preconceito contra homossexuais dentro do exército sendo abordada sobre alguns personagens. A comédia fica por conta dos residentes e enfermeiros, que são alvos de brincadeiras a todo momento por serem novos no hospital ou por serem muito zoeiros.

Minha Opinião:

Chegamos na primeira colocada. Sim meus caros, Plantão Noturno foi a primeira dessa nossa lista de hoje, e o motivo é simples, ela traz uma história pré-hospitalar, que a deixa mais interessante. Nela é contada a história dos médicos que eram soldados em alguma guerra (Afeganistão, Iraque, Síria entre outras) e que acabaram indo trabalhar no mesmo hospital, fazendo-os uma equipe muito unida (em todos os sentidos). Nela é contada a história romântica de TC e Jordan (atriz muito LINDA), além dos médicos Topher, Scott e Paul, e. E outro motivo que me fez escolher ela em primeiro: o grande estaque que os enfermeiros tem na história, diferente das outras ela é equilibrada entre médicos e enfermeiros, coisa que em outras séries pode passar batido, mas que faz uma grande diferença na série. Sem falar que a série tem um bom drama e é muito engraçada também. Então se você não assistiu ainda, tá recomendada!

Status:

Finalizada (4 Temporadas – 45 Episódios) 2014 – 2017

Notas:

Minha: 9,3
Imdb: 7,5

the_night_shift



Galera, gostaria de lembrar que esse tema de hoje é muito rico em conteúdo, e sei que muitos não concordarão com a lista, com a ordem ou com minha avaliação, porém lembre-se que essa lista foi desenvolvida de acordo com meus conhecimentos e gostos, existem outras séries muito boas que ficaram de fora.  Então quem sabe no futuro não posso sair uma segunda parte desse tema de hoje… 
Ficamos por aqui e espero que comentem e nos diga o que achou, isso é muito importante para o desenrolar do site e desse quadro onde falamos sobre séries.
Até +…


Gostou? Compartilhe!

 



[Total: 1    Média: 5/5]

Flamenguista fanático, viciado em animes, séries, filmes e games . Frase: “Eleve seu cosmo, aumente seu ki, confie no coração das cartas e nunca se alie ao lado negro da Força”.