TOP 10 – ESCOLINHAS FAMOSAS DE HUMOR NA TV

Sem Título-1


Fala galerinha….Bora de Top 10 hoje? Então vamos lá!

Já faz um tempinho que não faço um top 10 sobre coisas nacionais, as últimas que lembro foram os Top 10 – Novelas Geeks e o Top 10 – Casseta & Planeta. Então vamos hoje com uma galerinha do humor, para ser mais exato de escolinhas famosas.

Esse modelo foi iniciado no rádio nos anos 60/70 e começou a ser adaptado para a tv pela Record e outras emissoras antigas, e com a explosão de audiência da mais famosa delas (Escolinha do Professor Raimundo) elas voltaram nos anos 90 e 2000 a dominar a grade da tv brasileira. Sendo assim resolvi trazer as mais famosas e conhecidas. Ressalvo que nem todas eram um programa e sim apenas um pequeno quadro dentro de outra atração.


10 – Escolinha do Quartel – Os Trapalhões (TV Globo)

ost

Essa não foi bem uma das mais famosas e nem foi bem um programa e sim um quadro do programa de Renato Aragão e cia. Ele era frequente no programa e quase sempre mostrava os soldados aprontado todas com o Sargento Pincel.
O quadro ficou na série por um bom tempo, logo depois eles começaram a mudar o local da gravação e abandonaram a escola e foram pro pátio ou para outros lugares do quartel, porém ela entra nessa lista pois ali que começou a trupe do quartel que foi um dos maiores e mais marcantes quadros da série.

ost2


09 – Supletivo do Céu ( TV Aparecida)

sup

Ao tomar conhecimento da série Supletivo do Céu fica impossível não imaginar que se trata de uma versão religiosa da Escolinha do Professor Raimundo ou da Escolinha do Barulho. O formato é o mesmo. A diferença está no conteúdo que é baseado na Bíblia ou em temas religiosos. O cenário acena com boa premissa: uma sala de aula improvisada no sótão de uma igreja. O padre local monta um curso prático ao constatar a desinformação dos paroquianos em relação às ‘coisas do céu’.

Supletivo do Céu tem elenco com 14 atores. Alguns são bastante conhecidos do público da TV aberta, como Vida Vlatt. Ela ficou nacionalmente conhecida na pele de Ofrásia, a empregada enxerida de Clodovil no extinto A Casa é Sua, na RedeTV!. O humorístico conta ainda com a eterna ‘pantera’ Marlene Silva, que fez parte de programas como Viva o Gordo e A Praça é Nossa; e Denis Derkian, galã de novelas dos anos 1970 e 1980. Pedro Fabrini, ator e dramaturgo com várias comédias de sucesso no currículo, também integra a produção.

sup2


08 – Escola do Professor Girafales – Chaves (SBT)

chaves

Uma das mais famosas e mais bagunçadas dessa nossa lista, a escola onde o nosso querido Professor Linguiça Girafales leciona não poderia está de fora dessa lista. Mesmo sabendo que ela não segue os mesmos padrões da outras citadas aqui e nem tampouco é brasileira, eu tenho ela como algo nacional, devido ao fato que já nasci assistindo Chaves e pelo que tudo indica, morreremos e ainda estará no ar.

A escola tinha todos os personagens da série na sua maior parte e quase sempre era mais comédia que conteúdo, porém é uma coisa que mesmo todos sabendo o que será dito pelos personagens, ainda sim da gosto de assisti e rir com as palhaçadas de Chaves, Chiquinha, kiko, Nhonho, Pops, Godines, Paty, Seu Madruga (as vezes) e é claro, nosso professor.

chaves 2


07 – Um Escolinha Muito Louca (Band)

UEML2

O cantor Sidney Magal foi o “Professor Raimundo” da Band, que estreou “Uma Escolinha Muito Louca” em 2008. Com elenco quase todo renovado, o programa contava com três alunas chamadas Sandra, Rosa e Madalena, em referência ao maior sucesso de Magal. A escola da Band chegou a bater o SBT na disputa pela audiência e incomodou José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, ex-executivo da Globo, que acusou o programa de copiar a escola de Chico Anysio.

Porém mesmo com seu sucesso inicial não conseguiu manter-se nos mesmos níveis de audiências e acabou saindo do quadro da emissora.

UEML


06 – Escolinha do Ratinho – Programa do Ratinho (SBT)

ER

Até o apresentador Ratinho se aventurou em uma escolinha. Em 2011, lançou, dentro de seu programa no SBT, a “Escolinha do Ratinho”, com atores de “A Praça É Nossa” e participações especiais de ex-“Escolinha do Professor Raimundo”, como Eliezer Motta (Batista). Por ser ao vivo, o apresentador (e professor) esquecia o texto com frequência e improvisava qualquer diálogo com os alunos, um dos poucos momentos engraçados do programa. A escola de Ratinho ainda aparece esporadicamente no SBT.

Nas últimas aparições do programa o elenco era composta mais pela bancada do seu programa (Marquito, Pavorô, Renata e cia).

ER2


05 – Escolinha do Gugu (TV Record)

EG

Gugu Liberato virou professor e criou sua própria escola em 2011, na Record. No elenco, estavam os mesmos atores da “Escolinha do Barulho”. Outros alunos, entretanto, não eram atores. Era o caso da vendedora Sylvia Design e a ex-“A Fazenda” Geisy Arruda, que entrava na sala de aula com um vestido curto semelhante ao que usou quando foi expulsa da faculdade onde estudava, em 2009. A versão de Gugu incomodou Chico Anysio, que na época escreveu no Twitter ter sentido “pena” dos “criadores” do programa.

Por ter tido muitos personagens que não eram humoristas, o programa acabou não tendo o resultado esperado  e depois de um tempinho saiu do ar pra não voltar mais.

EG2


04 – Escolinha do Professor Raimundo Nova Geração (TV Globo)

NEPR

Para a surpresa de todos, a Globo anunciou em 2015 que traria de volta a querida Escolinha do Professor Raimundo, e o que muitos pensou foi: Quem será o professor já que o Chico Anysio não está mais vivo? E a resposta foi simples, o seu filho. E não foi só o personagem que foi trocado, e sim o elenco antigo todo, pois nessa nova versão o elenco era composto por uma geração nova e que são destaque na programação da emissora.

Como era aniversário de 25 anos do humorístico, a Globo preferiu fazer um teste e lançou primeiro no Canal Viva, onde bateu todas as audiências e que deu um bom retorno para a Globo, que acabou renovando para uma nova temporada em 2016 e que bem provável em 2017 estará na grade também.

Algumas coisas não foram bem aceitas pelo público como o fato de trocar atores que ainda estão vivos e desempregados ou o fato de alguns dos novos não serem humoristas, porém mesmo assim o quadro conta com grandes nomes atuais do humor como Marcelo Adnet, Lúcio Mauro Filho, Dani Calabresa, Maria Clara Gueiros, Marcius Melhem e Bruno Mazzeo que interpreta o seu próprio pai, entre outros atores famosos.

NEPR2


03 – Escolinha do Golias (SBT)

EGO

Um mês após a estreia da “Escolinha do Professor Raimundo” na Globo, o SBT lançou “A Escolinha do Golias”. O humorístico teve Carlos Alberto de Nóbrega como professor e Nair Bello como “aluna burra”. Com três temporadas, saiu do ar em 1997. O SBT reprisou em 2007, com relativo sucesso.

Essa era a segunda versão do programa que tinha sido gravado originalmente em 1967 e que passou na Record e era um quadro em É uma graça, mora!, programa que fazia parte da grade da programação daquele ano.

EGO2


02 – Escolinha do Barulho (TV Record)

EB

Em 1999, a Record lançou “Escolinha do Barulho”, uma das versões mais parecidas com a “Escolinha do Professor Raimundo”, com atores remanescentes do programa da Globo como David Pinheiro (Armando Volta), Rony Cócegas (Galeão Cumbica) e Jorge Loredo (Zé Bonitinho). O programa também escalou novatos, como Tiririca e Mari Alexandre. Ao contrário da escola de Chico Anysio, a “Escolinha do Barulho” não tinha professor fixo. Dedé Santana, Luiz Carlos Miele, Milton Neves e até o político Enéas Carneiro se revezaram como mestres.

De todas foi a melhor depois do clássico de Chico Anysio, pois era a que mais parecia o estilo dele. Detalhe que ela passou em um horário que não existia muita opção pra se acompanhar na tv, fazendo o programa ser um grande sucesso da emissora.

EB2


01 – Escolinha do Professor Raimundo (TV Globo)

EPR

Antes de Malhação, Chico Anysio dominava as tardes da Rede Globo. Escolinha do Professor Raimundo foi exibido em diversos programas humorísticos por mais de 38 anos, período em que reuniu muitos dos maiores nomes do gênero no Brasil.

O programa de humor criado por Chico Anysio na TV Globo começou no fim da década de 80 como quadro no ‘Chico Anysio Show’, em 1990 tornou-se diário nos fins de tarde, às 17h30, e nas noites de Sábado, depois da novela das 8. Ficou no ar até 1995. Em 1996, por curto período foi exibido no horário de almoço aos Domingos. E em 2001 voltou às 17h, e no fim do mesmo ano foi extinto.

O formato de humorístico formado por um professor e seus alunos já existia no rádio, sendo o precursor do gênero o programa Escolinha da Dona Olinda, criado pelo humorista Nhô Totico e transmitido pela EPR durante os anos 30. Já a Escolinha do Professor Raimundo surgiu em 1952 pelas mãos de Haroldo Barbosa para a Rádio Mayrink Veiga. Consistia de uma sala de aula onde o Professor Raimundo Nonato (Chico Anysio) servia como escada para as piadas de três alunos: o sabido, interpretado por Afrânio Rodrigues, o burro, papel de João Fernandes, e um esperto, Zé Trindade. Mais tarde, eles ganhariam a companhia de um mineiro desconfiado, Antônio Carlos Pires.

EPR2


Então foi isso galera, sei que faltou alguns atores famosos e outros programas conhecidos, porém não os citarei aqui por achar que esses já basta para um Top 10. Espero que tenham gostado dessa postagem e revivido bons momentos e boas lembranças.

Se você gostou comente e diga qual foi a escolinha mais marcante da sua vida e nos diga também o que está achando do nosso site. Até mais!


Gostou? Compartilhe!



[Total: 1    Média: 5/5]

Flamenguista fanático, viciado em animes, séries, filmes e games . Frase: “Eleve seu cosmo, aumente seu ki, confie no coração das cartas e nunca se alie ao lado negro da Força”.