AS MAIORES REFERÊNCIAS AO BRASIL EM ANIMES

capa


Fala meus geeks de plantão, olha nós aqui de volta!

Dia desses eu tava aqui pensando sobre personagens brasileiros em games e animes, e cheguei a conclusão que muitas referências acontecem e muita gente nem percebe, porém hoje vou falar sobre isso, mas somente dos personagens de animes.


93PP_0779-1Encontro épico entre Zico e Senna no Japão. Ambos são ídolos até hoje tanto lá quanto aqui no Brasil.

Tudo começa com a paixão dos japoneses por nosso futebol, por automobilismo e por dois de nosso maiores ídolos dos esportes: Zico e Ayrton Senna.


Sem Título-1
Quando Zico resolveu sair da Itália para desbravar o futebol japonês, muitos acharam que ele estava louco, porém o que muitos não sabiam era que ele ali estava criando uma grande parceria entre nossos países, abrindo as portas para uma parceria cultural que só cresce até hoje.


SC

E como estamos falando de esportes (e como o Brasil é o país do futebol), que tal começarmos falando sobre Capitan Tsubasa (ou Os Super Campeões como conhecemos aqui). O anime foi o primeiro e (acho que pra mim o principal até hoje) a destacar bem o Brasil. Capitan Tsubasa mostrou episódios inteiros sobre times brasileiros, como por exemplo o jogo entre São Paulo (Oliver) X Flamengo (Santana) – Graça no Campo da Luz (Maracanã) onde Oliver Tsubasa jogando no São Paulo Futebol Clube enfrenta Carlos Santana do Flamengo no estádio do Maracanã no Brasil, um dos melhores episódios de Super Campeões.


vlcsnap-2012-01-07-11h47m51s199No anime Area no Kishi, o duelo entre Brasil e Japão ainda é o mais esperado por todos os fãs.

Area no Kishi é pouco divulgado e pouco conhecido aqui no Brasil, porém sua história é muito viciante. Em determinado momento, o personagem Kakeru Aizawa chega a enfrentar o Brasil jogando por sua seleção.


Brasil-Animes04Ainda no ramo do esporte temos o anime School Rumble, que no último episódio da segunda temporada (Nigakki), mais precisamente aos 6 minutos e meio do vídeo (depois de toda a confusão envolvendo o garoto “super dotado” Harima), há uma pequena referência ao jogador Zico, que esteve no comando da seleção japonesa até a Copa do Mundo de 2006. O personagem Karasuma é o responsável pela homenagem ao famoso jogador brasileiro.


maxresdefault

Para fechar o assunto futebol, no anime Super Onze sempre existem referências ao nosso país, inclusive existem equipes brasileiras que são representadas no anime.


Zico levou o nosso futebol para uma terra carente de ídolos do esporte, e com isso virou uma das pessoas mais conhecidas do país e assim deu a chance de nosso querido Ayrton Senna se tornar um ídolo, chegando a virarem personagens principais de games e até aparecendo em animes e mangás.

senna-dbz-16

Quando a Honda (empresa japonesa) se juntou com a McLaren, nos anos em que o brasileiro estava no auge de sua carreira, o Japão resolveu investir muito nos esportes de corridas e daí em diante começou essa paixão que atrai a curiosidade de ambos os países pela cultura do outro.


21c8d756a52867f593eb9af6f9c2a120

Apesar do anime, praticamente desconhecido no país, tratar de bonecas, Rozen Maiden faz uma clara homenagem ao piloto brasileiro Ayrton Senna através de um poster na parede do quarto da personagem principal.


Aldebaran de Touro

Aldebaran de Touro, para muitos um dos cavaleiros mais fortes dentre os Cavaleiros de Ouro. Tendo recebido a armadura sagrada em terras tupiniquins, ele é um legítimo representante verde-amarelo. Talvez tenhamos ficado com a segunda casa do santuário pelo fato de sermos um dos maiores consumidores e produtores de carne bovina, mas isso é apenas especulação. Mas o que importa mesmo é que temos um personagem importante nos Cavaleiros dos Zodíacos.


Sem Título-rrr

Mewtwo foi o primeiro “grande vilão” de Pokémon, e pra alegria de muitos, tudo começou aqui (ou quase).O filme é muito legal, porém o que chamou a atenção de muita gente foi o fato do tão glorificado Mewtwo ter sido criado à partir do material genético de uma criaturinha encontrada na Floresta Amazônica. O Mew. Logicamente, a Amazônia não se restringe somente às terras verde-amarelas, mas, certamente, era no Brasil que os produtores estavam pensando quando inventaram essa história!


michiko-and-hatchin1Se uma imagem dessas como fundo não é o Brasil, eu não sei o que então..kkkk

“A história acontece num país fictício chamado Diamandra, que não tem apenas a cultura e as paisagens bastantes semelhantes as do Brasil, como também a divisão geográfica e a unidade monetária” (Wikipédia). Assim é definido Michiko to Hatchin, más convenhamos que fora o nome fictício ele é feito SIM aqui no Brasil. Todas as localidades, os personagens, os cenários, tudo faz referência – e com extrema precisão – ao nosso país. Tá certo que existem alguns desertos que destoam um pouco de nossos biomas, mas até mesmo a preocupação para que todas as placas, edifícios e comércios estejam em português do Brasil foi tomada.


889f053d47d9179cd256c35b728b246d

Durante uma das caçadas dos cowboys da nave Bebop (Cowboy Bebop), três velhinhos – muito simpáticos – são apresentados: Antônio, Carlos e Jobim. Quem tem sangue brazuca sabe que é uma clara referência à Tom Jobim, poeta e mito da música brasileira. Dá-lhe bossa nova!


MobileSuitGundam00-CelestialBeing

Em Mobile Suite Gundam 00, o planeta está dividido nas mãos de três grandes potencias que lutam pela supremacia mundial: UNION, AEU e Jikakuren. Correndo por fora da disputa, a organização militar Celestian Being resolve se intrometer com uma nova leva de Mobile Suits, muito mais moderna e poderosa. E onde eles foram desenvolvidos? No Brasil, é claro!


btooom-1-6

Na opening do anime BTOOOM!, precisamente aos 37 segundos, é mostrado um telão com o Ranking dos melhores jogadores do mundo. E para nossa alegria, o nono melhor lugar dentre os melhores do mundo ficou com um brasileiro chamado “Kuerten”. Qual o significado de um brasileiro ser o melhor jogador do mundo de um game eu não sei, mas achei muito bacana ver a nossa bandeira ali.


Team_Garcias

Equipe Garcias é a Equipe de Representação do Brasil em Beyblade: Metal Masters. Todos os membros estão relacionados. Eles são uma família pobre de órfãos sem-teto que, depois de ter sido agredido por viver nas ruas, aprenderam a fazer qualquer coisa para ganhar seu “ganha-pão” diário. Seus membros são: Argo Garcia, Ian Garcia, Selen Garcia e Enzo Garcia.


SFAMovieShun

No filme Street Fighter Alpha: The Movie de 1999 conhecemos Shun, um garoto que finge ser irmão de Ryu para conseguir grana para ele poder ajudar sua mãe. Ele só revela que não é o irmão de Ryu no final do filme, pouco antes de morre. Durante o momento em que ele conta para Ryu e Ken sua história, ele diz que é filho de uma mulher que trabalhava em canaviais no Brasil e que nasceu aqui.


Brasil-Animes03O Brasil é o assunto principal num dos especiais do primeiro anime do gênero Mecha Shoujo. Seu nome é Sky Girls. É verdade que esses especiais não acrescentaram nada a série, sendo apenas puro filler, porém aqui temos uma das referências mais legais feitas ao nosso país. Um dos maiores tesouros nacionais, o Rio Amazonas, foi o destaque desse episódio. Praticamente todos os capítulos desse pequeno OVA envolvem a personagem Eika Ichijou (que odeia totalmente pescar) em suas aventuras para se tornar um grande pescadora. Alguns dos detalhes colocados aqui vão desde velhos fenômenos conhecidos por nós brasileiros, como a Pororoca, até alguns planos do governo brasileiro em tornar a bacia do Rio Amazonas à maior do mundo. Mesmo sem nada a acrescentar a série principal, podemos chegar à conclusão de que existem japoneses que entendem mais de geografia do Brasil, do que os próprios brasileiros.


9168292b314d0ce224cf5f718f535990df16fa1e232ee58f0dfcbc18a69c16c2

Em Sakamoto Desu Ga há três fortes referências sobre o BR: 1ª – O personagem cai num buraco e os amigos imaginam que ele foi parar no Brasil; aí aparece o que seria a vida dele por aqui: carnaval, praia, festas…; 2ª – O professor do Sakamoto lembra (flashback) de uma visita ao Brasil , especificamente no Pantanal, onde caçava jacarés; 3ª – No festival da escola, a turma faz uma apresentação sobre criaturas assustadoras e Sakamoto conta a história do aparecimento do chupa-cabra em Mina Gerais (imagem acima).


Em Ansatsu Kyoushitsu, Koro Sensei que fez uma referência sem querer querendo ao placar do jogo entre Brasil e Alemanha deixando todo mundo irritado.


Golden Time

No anime Golden Time, há uma breve referência ao Brasil em um episódio onde aparecem várias garotas dançando como se estivessem no carnaval, onde estão em uma praia e vestidas trajes carnavalescos, sem falar é claro do sambinha que se ouve nesse momento.


original

Ainda tem o inesquecível trem Rio-Tokyo de Hayate no Gotoku.


Em Hellsing, no episódio 7 o personagem Alucard vem ao Brasil e mata varias pessoas, sendo até policiais fardados .

Em Zatch Bell, um dos últimos arcos se passa na selva amazônica. Se observar com atenção, a chegada dos heróis ao “país sul-americano” (nunca dizem o nome) é em uma cidade muito parecida com o Rio de Janeiro… só que com a Catedral da Sé de São Paulo no meio!


Então é isso galera, vou encerrar por aqui pois esse post ficou muito grande. Se você lembra de algum que esqueci, comente aqui, tenho certeza que existem milhares de outros animes que nos fazem referências. Conto com vocês. Até mais… Fuuuii…


Gostou? Compartilhe!




[Total: 2    Média: 3.5/5]

Flamenguista fanático, viciado em animes, séries, filmes e games . Frase: “Eleve seu cosmo, aumente seu ki, confie no coração das cartas e nunca se alie ao lado negro da Força”.