ESPECIAL – CADILLACS E DINOSSAUROS

capa


E ai meus amiguinhos geeks… Hoje iremos falar de um anime que passou na tv  (eu particularmente só lembro dele Band, no Band Kids com a Kira no começo dos anos 2000) e não obteve um grande sucesso. Cadillacs e Dinossauros é um desenho com apenas 13 episódios, e foi baseado num game do Arcade produzido em 1992.

Sem Título-1

A séria animada foi inspirada nas histórias em quadrinhos criadas por Mark Schultz em 1986, denominadas de Tales Xenozoic.

Sem Título-2

O desenho veio ao ar através da Marvel Comics, quando esta ao adquirir os direitos de propriedade resolveu reviver a popularidade da série, já consagrada nos quadrinhos e, posteriormente, nos fliperamas.


A História


O ano é 2513 e a humanidade voltou aos anos 60, com o mundo virando um lugar idílico de paz e amor, além de muito sexo, drogas, rock n’ roll e cadillacs envenenados e nesse cenário um clone genético da Doutora Júlia tem a (estúpida) brilhante ideia de fazer o que a sua matriz genética fez no século XXI: trazer os dinossauros de volta à vida e tornar o planeta Terra uma selva cruel, além de é claro extinguir a raça humana.

cadillacs-hq


O Game


Um dos sucessos do fliperama nos anos 90, Cadillacs and Dinosaurs foi febre no Brasil. Até hoje podemos encontrar máquinas com o jogo em shoppings e outros estabelecimentos que ainda abrigam um fliperama. É sempre bom gastar pelo menos um “ficha” para relembrar como era bom um game de premissa tão simples e história tão louca. Cadillacs and Dinosaurs é um dos antigos games que merecia nova versão nos tempos atuais.

cadillacs-dino

O jogo Cadillacs and Dinosaurs foi lançado em 1993 pela Capcom, o mesmo estúdio por trás de sucessos como Captain Commando, Final Fight e Street Fighter que, na época, eram os principais jogos da produtora.

8d01b0f6ef7e68309e1245e39c1bf2dc_screen0

Cadillacs and Dinosaurs podia ser classificado como um game “beat’em up”, ou seja, o famoso gênero de “bater e correr”. A ideia é andar pelo cenário 2D com seu personagem e socar tudo o que vier pela frente, sejam humanos, dinossauros ou máquinas. Este tipo de jogo ficou muito famoso nos anos 90 e o título está entre seus principais representantes.

personages-cadillacas

Os jogadores precisavam avançar em oito cenários diferentes, com diversas interseções, lutando ao longo do caminho contra os inimigos comuns e chefõe. O jogo terminada em uma batalha épica contra o grande vilão: Dr. Simon Fessenden.

DINO--Cadillacs and Dinosaurs World 930201_Apr24 21_52_28(tt3659)

Ao contrário do que muitos possam pensar, Cadillacs and Dinosaurs não foi apenas um jogo para fliperamas. Ele também contou com uma versão para Sega CD e PC, lançada em 1994, um ano depois após o sucesso nos arcades. Mas, ao contrário do jogo para fliperamas, o estilo “beat’em up” foi deixado de lado por aqui. O jogo para console e PC, chamado de Cadillacs and Dinosaurs: The Second Cataclysm, era de tiro e em trilhos, com direito a vídeos animados para contar a história, ou “Full Motion Videos”, tecnologia avançada para a época.

cadillacs-segacdVersão do jogo para o Sega CD, porém não teve o mesmo sucesso do Arcade.

Os Personagens


Agora destacarei os principais personagens do jogo:

1916071-161px_cs_dshannah

Hannah Dundee: diplomata e exploradora, é a mais ágil de todos os personagens, em contrapartida, a mais fraca. Sua maior vantagem é causar dano extra nos inimigos quando usando itens como armas brancas e a armas de fogo.

Jack

Jack Tenrec: “meio mecânico, meio shaman”, é o principal e mais balanceado personagem do jogo, misturando habilidade, força e velocidade. Sua desvantagem é o curto alcance de seus golpes.

Mustapha Cairo

Mustapha Cairo: mecânico e amigo de Jack, Mustapha une força e velocidade, sendo o mais rápido personagem do jogo, porém, recebe mais dano de golpes inimigos do que Jack. Entre os seus destaques, além de sua velocidade, estão o bom alcance de seus golpes e seu ataque em carga: o flying kick.

Mess O'Bradovich

Mess O’Bradovich: com passado misterioso, é o mais forte de todos os personagens, em contrapartida, o menos ágil e mais lento. Apesar disso, Mess tem golpes de bom alcance, causa dano considerável aos inimigos e é o personagem mais resistente aos danos inimigos.

Os vilões destaco esse:

C&D_-_dr_fessenden

Dr. Fessenden: chefe final do jogo, Fessenden é um cientista maluco que está promovendo experiências genéticas para criar seres híbridos de humanos com dinossauros. Transforma-se a si mesmo em um desses seres e precisa ser derrotado na sua forma inicial, uma variação de Morgue, e na sua forma final, um monstruoso e poderoso híbrido de humano com dinossauro.


Actions Figures


Ainda foram lançados alguns bonecos dessa série e eram produzidos pela Tyco. Não eram lá essas coisas todas não, não tinha muitos detalhes e nem eram muito bonitos, porém para a época foi uma grande diversão e traziam os principais personagens, além é claro dos dinossauros e também dos clássicos Cadillacs.

Tyco


Galera, é isso. Algumas partes dos textos foram retiradas de uma reportagem do Techtudo, nela eles sugerem que a Capcom relance o jogo para os novos consoles. Eu particularmente acho que seria uma boa o relançamento desse clássico para o PS4, Xbox One e PC, ou até mesmo para o PS3 ou Xbox 360.  A Capcom relançou vários games e modernizaram outros, porque não esse que é um grande clássico do Arcade?
Por fim, foi isso e espero que todos tenham matado a saudade desse ótimo jogo e de uma animação que pra mim deixou a desejar, más que marcou uma geração, mesmo tendo apenas 13 episódios.
Então se você gostou curtam, comente e compartilhe esse post para que outros possam matar a saudade desse game. Abaixo confira como era a abertura do anime na versão brasileira.



Gostou? Compartilhe!



[Total: 1    Média: 5/5]

Flamenguista fanático, viciado em animes, séries, filmes e games . Frase: “Eleve seu cosmo, aumente seu ki, confie no coração das cartas e nunca se alie ao lado negro da Força”.