VOCÊ CONHECE O FM TOWNS MARTY?

SONY DSC


E aê meus “geeks” e “geekas”, como estão?

Hoje venho apresentar para vocês o FM Towns Marty que foi o primeiro videogame de 32 bits do Japão e consequentemente do mundo.

IMGP0103

Ele foi lançado em 1993 pela Fujitsu, exclusivamente para o mercado japonês. Era o sucessor do FM Towns, lançado em 1989. O FM-Towns Marty foi o primeiro console de 32 bits, com uma CPU 386 e leitor de CD e disquete. O console era compatível com todos os jogos lançados anteriormente para o FM-Towns e sua tecnologia era muito superior aos consoles 16 bits. Foi lançado apenas no Japão e sucumbiu diante do consoles 32 bits da Sony e Sega.

FMT1-Gen-4

O FM Towns Marty foi meio que um fracasso de vendas pois seu valor era muito caro e logo após com o crescimento do DOS do Windows seu sistema ficou obsoleto.

g
Um coisa bem interessante foi que esse console acabou virando uma lei japonesa. Isso tudo porque após um longo período de vendas baixas e quase nenhum faturamento, o console parou de ser fabricado e sua produção foi encerrada. Porém, após certo tempo do fim da produção, o console começou a ter um bom faturamento e foi proposto um retorno da produção, porém, o governo japonês achou isso errado e criaram a lei do fim de produção (Lei de Marty) que era mais ou menos assim: “Se você não quer vender algo, então você não pode aumentar suas vendas”, que era: se você parou a produção, não pode voltar a produzir o mesmo produto novamente.

230px-FMTowns_Marty_logo

Nos dias atuais este console é um perfeito desconhecido e, dada suas características técnicas, uma peça única para colecionadores. Foi um dos consoles que ajudaram a dar o salto dos 16 bits para os 32 bits, uma das etapas mais interessantes da história dos vídeo games.

Abaixo alguns dos jogos lançados para esse console.

fmtownsstuff.sized


E então galera, gostou desse post? Comente e curta nossas outras postagens como esse que apresenta games antigos e pouco conhecido nos dias atuais. Clique AQUI.


Gostou? Compartilhe!



[Total: 1    Média: 5/5]

Flamenguista fanático, viciado em animes, séries, filmes e games . Frase: “Eleve seu cosmo, aumente seu ki, confie no coração das cartas e nunca se alie ao lado negro da Força”.