VOCÊ CONHECE O AMIGA CD32?

Sem Título-1


Fala galerinha do Los Geeks!

Hoje dando sequência a série onde trago vários games antigos para quem não conhece, trarei um game que pouca gente conhece aqui no Brasil, porém ele foi um dos pioneiros da era de CD-Rom na Europa.

Amiga CD32 foi o primeiro console baseado CD-ROM de 32-bit vendido na Europa ocidental e na América do Norte. Sua primeira aparição foi no Museu da Ciência de Londres em 16 de julho de 1993, e começou a ser vendido em setembro do mesmo ano.

Capture_00127

Por esses motivos que quando pensamos na quinta geração de consoles, muitas pessoas lembram apenas do Playstation, Nintendo 64 e em alguns casos o Sega Saturn. Mas a verdade é que ela começou bem antes dos cosoles bem sucedidos surgirem, mais especificamente no início 1993 com o lançamento do FM Towns Marty (em breve falarei sobre ele). O primeiro videogame de CD de 32 bits lançado, exclusivo do Japão, não teve vendas significativas.

Amiga-CD32-Controller-R

No resto do mundo, fazendo a propaganda de ser o primeiro videogame de CD de 32 bits (enganosamente), aproveitando o desconhecimento do público em geral sobre o Marty e na intenção de conseguir um pedaço desse mercado de videogames que tanto crescia, a Commodore decidiu lançar o Amiga CD32 e deslanchar de vez a quinta geração.

Amiga CD32 05

Inspirados pelo sucesso da Sega com o Mega Drive, a Commodore decidiu que deveria também entrar na disputa dos videogames, já que a sua linha de computadores estava tão popular na época. E qual foi a ideia que eles tiveram para fazer com que o seu videogame fosse instantaneamente competitivo? Transformar o Amiga 1200 em um videogame de CD caseiro.

Com isso obtiveram um breve e grande sucesso na Europa pois suas características eram bem similar as do Mega Dirve 3 (O círculo acima do console, o número de bits que no Mega era 16 e no Amiga eram 32), fazendo com que muitos leigos comprasse achando que seria uma continuação do console da Sega. Tentaram um sucesso no Canadá e não obtiveram o mesmo sucesso da Europa.

cd32_special-rev_smallRevista + game do Amiga CD32.

O destino dos consoles não vendidos foi variado, com alguns videogames sendo repropositados para exibir animações e som para exposições do museu de transporte de Londres, outros consoles foram usados como uma máquina de arcade em conjunto de uma placa Jamma, onde os jogos eram feitos em CD Roms (nove títulos no total), outros consoles foram usados para máquinas caça níquel, computadores de aprendizado em instituições de ensino entre outras utilidades.

E foi assim que a Commodore, empresa americana que fez muito sucesso com os seus computadores pessoais, viu o seu fim, com seu próprio país virando as costas para eles, proibindo a comercialização do videogame e selando o destino da empresa.

artigo-finalboss-retro-renegados-amiga-cd32-04 Três dos Melhores jogos lançados para o game.

Abaixo, separei um mini top 10 com + alguns dos jogos que são eleitos os melhores lançados para o Amiga CD32 (em ordem aleatória, não está na ordem de melhor para pior ou vice versa), confira:

Screenshot_39

1 – Zoo (1993)
2 – Simon The Sorcerer (1994)
3 – Alien Breed: Tower Assault
4 – Guardian (1994)
5 – Diggers (1993)
6 – Worms (1995)
7 – Flink (1994)
8 – D/Generation (1993)
9 – Banshee (1994)
10 – Beneath A Steel Sky (1994)

jogos-de-amiga-cd-32-lote-646001-MLB20259404788_032015-FOutros jogos do Amiga CD32.

Então é isso galera. Esse foi um post que lhes trazem um video game um pouco raro, e se você não o conhecia ou gostou do post, comente, isso nos ajuda a ter noção do quão bom ou ruim estão ficando os post. Ah e lembre-se de se inscrever nas nossas redes sociais ao lado!


Gostou? Compartilha!



[Total: 1    Média: 5/5]

Flamenguista fanático, viciado em animes, séries, filmes e games . Frase: “Eleve seu cosmo, aumente seu ki, confie no coração das cartas e nunca se alie ao lado negro da Força”.