REVISTAS CLÁSSICAS – AÇÃO GAMES

Sem Título-1


E ae galerinha, um dos grandes sucessos aqui no Los Geeks é a seção de coisas antigas chamado VOCÊ LEMBRA?, e quando o assunto é revista, damos um show nas publicações. E hoje pra não perdermos a prática, vamos falar sobre uma das mais famosas revistas de games dos anos 90, a revista Ação Games.

A Ação Games foi uma revista com temática voltada para os gamers e otakus dos anos 90. Ela durou de 1990 até o ano de 2002 e foi um grande sucesso, e ajudou muito na vida de quem gostava de games naquela época.

revistas2A Semana em Ação: Especial games. As duas primeiras versão que deram origem à revista Ação Games.

Lançada como um especial da revista esportiva A Semana em Ação, que substituiu Placar na Editora Abril em agosto de 1990, teve sua primeira edição em dezembro de 1990, sob o título de A Semana em Ação: Especial Games. Como as palavras em maior destaque no título eram “Ação” e “Games”, a revista logo passou a ser chamada de Ação Games. Houve ainda uma segunda edição, em março de 1991, mas a “revista-mãe” não durou muito, sendo extinta no primeiro semestre daquele ano. No entanto, o especial sobre games teve seu título comprado pela Editora Azul, que passou a editá-lo como revista mensal a partir de outubro de 1991, com o título de Ação Games.

revistasdentro

Com notícias sobre lançamentos e dicas de como passar de fases em vários jogos, a revista cresceu por cerca de dois anos, junto com o mercado de vídeo games no Brasil, e chegou a ser publicada na Argentina com o nome de Action Games. Quando a linha editorial começou a privilegiar um fabricante em detrimento de outros, a qualidade começou a ser questionada. A concorrência agressiva só acentuou essa situação, ainda mais quando, em 1994, as revistas Super Game e Game Power se fundiram pela Editora Nova Cultural e mudaram o cenário do mercado.

a__o_games_1-763x1024Primeira edição da revista Ação Games de 1991.

A primeira edição possuía um formato diferenciado das outras revistas da época. Ela era maior e mais colorida, justamente para chamar a atenção do público. O tema da primeira edição era nada menos que o super lançamento do clássico Castle Of Illusion starring Mickey Mouse do Mega Drive, e também vinha estampada na capa a notícia de que o Super Famicom estava chegando, isso tudo além de estratégias para detonar Tartarugas Ninjas 2 de NES, ESWAT de Master System e The Revenge of Shinobi de Mega Drive. Essa primeira edição foi um sucesso estrondoso e vendeu toda a tiragem na época. A editora Azul ficou surpresa com tamanha repercussão e logo pediu para que começassem a preparar as edições seguintes. Mas existiam muitos desafios nessa época para quem trabalhava na AÇÃO GAMES.

Dicas

Dentro de cada edição, você tinha a opção de DICAS, que era o que conhecemos hoje como Detonado, que se baseava nas dicas de especialistas em determinados jogos.

Dicas 2

A revista sempre fazia muito disso, edições especiais só com dicas, golpes e cia, isso sem contar aquelas edições inesquecíveis por terem alguma notícia ou matéria bombástica. Lembro-me bem de algumas clássicas: uma edição falando da clássica guerra entre Nintendo e Sega, outra com Mortal Kombat 3 e também com uma matéria sobre o Playstation.

123-1024x422

Outro sucesso das revistas, eram os prêmios (quem não gosta de ganhar presentes) que vinham juntos com as revistas. Confira abaixo alguns exemplos de brindes:

acao_games_comunicado_final.pdfComunicado do fim da revista que foi enviado aos leitores, falando sobre o fim das atividades da Ação Games.

O surgimento da Internet e as alterações em rápida sucessão do perfil da revista, que culminaram na criação do Frango (personagem criado pelos redatores, que sempre respondia às cartas dos leitores de forma grosseira) em meados de 2000, também contribuíram para que a revista fosse perdendo espaço até fechar de vez, em janeiro de 2002, na edição de número 171. De acordo com o último editorial, a revista deixaria de ser mensal e seria lançada como especiais sem periodicidade.

A Revista Ação Games foi sem sombra de dúvida um dos principais veículos de divulgação de games e consoles no Brasil. Foi a pioneira, e com suas 171 edições, tratou de fazer parte do nosso cotidiano por muitos e muitos anos sempre gerando muita conversas, ajudando nas jogatinas, criando discussões, histórias e muita diversão, sem contar que iniciou o habito de ler em milhares de crianças. Para muitos foi ou é, ainda hoje, a melhor revista de games no Brasil de todos os tempos, e se realmente não chegou a tanto, é certo que é uma das mais saudosas e memoráveis publicações do mercado editorial brasileiro.

acao

Foi uma pena a vermos definhar até acabar, principalmente devido a tantos fatores provenientes do mundo moderno que foram aparecendo e fazendo frente à revista. Mas é certo que, apesar de tudo, ela ainda vive no coração de muitos, inclusive no meu.

E se você gosta, gostava ou quer conhecer essa maravilhosa revista, nesse LINK você encontra todas as edições disponível para download.

maxresdefault

Confira esse vídeo contando a história da revista:


Gostou? Compartilhe!



[Total: 1    Média: 5/5]

Flamenguista fanático, viciado em animes, séries, filmes e games . Frase: “Eleve seu cosmo, aumente seu ki, confie no coração das cartas e nunca se alie ao lado negro da Força”.