TOP 10 – BRUCUTUS DO CINEMA (PARTE 1)

sem-titulo-1


Eita que essa postagem eu queria fazer já faz tempo. Hoje iremos falar sobre os “brucutus”  do cinema, também chamados de mitos, lendas, fodões…

Não é de hoje que filmes com esses cara destroem tanto no cinema quanto na tv em geral. E  hoje, eu resolvi trazer uma lista dos caras imortais, que nunca perdem uma luta ou que sempre destrói tudo e acaba se dando bem no fim do filme.

Hoje será a primeira parte, e trará os mais fodas e mais conhecidos, porém trarão só os que fizeram mais sucessos nos anos 80 e 90.

Então confere ai a minha lista dos maiores em ordem decrescente. Lembrando que é a minha opinião, se vocês descordar comente. Veja:


 10 – Bruce Willis

008 - Willis

Começou a fazer sucesso nos anos 80 ainda quando não era marcado por sua careca brilhante, más por fazer parte de filmes de ação que o tornou um dos maiores atores do gênero.

O homem que já foi pro espaço nos salvar. O Homem que sabe atuar morto. O homem que já perdeu sete vidas. Este é Bruce Willis. Embora tenha feito muitos filmes de sucesso, o que mais representa a categoria brucutu é a franquia Duro de Matar. John McClane é um policial sem vergonha, barraqueiro, nervosinho, com um senso de humor um tanto quanto cínico e, além disso, tem PHD em driblar a morte.

Maiores sucessos da carreia: Duro de Matar (todos); O Sexto Sentido; R.E.D (todos); Pulp Fiction – Tempo de Violência; Armagedon; O Quinto Elemento; Lágrimas do Sol; Sin City (todos); A Morte lhe Cai Bem e  Os 12 Macacos.


09 – Jet Li

004 - Jet Li

Jet Li nasceu em Pequim, na China, e aos oito anos de idade começou a praticar artes marciais. Foi só aos 20, em 1982, que ele fez a sua estreia no cinema com “O Templo de Shaolin: Os Herdeiros de Shaolin”. O filme fez sucesso e ganhou duas sequências nos quatro anos seguintes. Com isso, Jet Li se tornou muito conhecido na China. Por suas habilidades marciais e sua disciplina, o ator foi muitas vezes comparado a Bruce Lee.

Depois do sucesso no oriente começou a fazer sucesso no ocidente, onde fez filmes que alavancaram sua carreira como foi em O Beijo do Dragão, onde interpretou ao lado de Bridget Fonda.

Sempre usando seu corpo e suas artes marciais para combate. Isso lhe deu a nona posição na lista dos burucutus.

Maiores sucessos da carreia: Romeu Tem Que Morrer; Cão de Briga; Mercenários(todos); Mestre das Armas; Reino Proibido; O Confronto, O Beijo do Dragão;  Rogue – O Assassino;  A Última Luta e  Herói.


08 – Jackie Chan

005 - Chan

Um dos meus favoritos. Ai você me pergunta por qual motivo ele não estará mais a frente nessa lista? E eu respondo: Porque ele não é um brucutu clássico, apesar de ter todas as características  de um, ele é mais no estilo de luta comédia, pois seus filmes quase sempre tem cenas engraçadas.

Ele conseguiu seu lugar nessa categoria por tamanha dedicação nas cenas de luta, sem usar dublê, o que volta e meia ocasiona fraturas. Hoje Jackie é sucesso não só no ocidente, más faz muito sucesso entre os países orientais, onde volta e meia ele está estrelando filmes de pouco investimentos.

Maiores sucessos da carreia: Arrebentando em Nova York; A Hora do Rush (todos); Reino Proibido; Bater ou Correr (todos); Karate Kid; Quem Sou Eu? ; Mr. Nice Guy – Bom de Briga; Espião Por Acidente; O Terno de 2 Bilhões de Dólares e O Mestre Invencível.


07 – Bruce Lee

006 - Bruce

Pra completar a trinca dos asiáticos, fechamos com aquele que pra muitos foi o maior ator de artes marciais de todos os tempos (eu sou um desses), e que só está nessa posição (sétimo) porque infelizmente faleceu cedo demais, e não teve tanto sucesso antes da sua morte.

Lee é responsável por elevar a popularidade e consagração dos filmes de artes marciais, provocando uma tendência que aumentou o interesse por essas lutas na década de 1970. Conhecido nos papéis de The Big Boss (1971) e Fist of Fury (1972) de Lo Wei; Way of the Dragon (1972), todos dirigido e escrito por ele. Lee tornou-se uma figura icônica em todo o mundo, principalmente pela forma que retratava a cultura chinesa em seus filmes. Infelizmente ele faleceu em 1973.

Maiores sucessos da carreia: O Voo do Dragão; Marlowe; O Implacável; A Fúria do Dragão; O Dragão Ataca; Jogo da Morte (todos); Besouro Verde e Qi li zhang (Fist of Unicorn).


06 – Dolph Lundgren

007 - Dolph

O nosso eterno He-Man, Soldado Universal e Ivan Drago de Rocky 4, aparece na sexta posição por ser considerado um dos maiores atores do gênero, e por ser muito foda.

Ai você me pergunta o que ele tem de tão foda pra está na frente de astros como Bruce Lee e Jackie Chan? E eu respondo pra você: Fala fluentemente sueco, inglês, alemão, francês e japonês, tem um Q.I. que nos dias atuais pode ser considerado um gênio, já foi duas vez campeão europeu de karatê e venceu o campeonato australiano de karatê, além de ter participado da Olimpíadas de 1996 como o líder da equipe de pentathlon. É o ator que mais matou em filmes. No total: 662 mortes (Pesquisa feita pela revista Superinteressante).Sem falar que além de ser ator, ainda é produtor, roteirista, escritor e diretor de filmes…Ufa.. Convencido agora?

Muitos o critica por não ter muita expressão nos seus papéis, porém pra mim o cara que quer ser um brucutu não precisa disso, e sim de saber ser fodão, e isso ele sabe bem em seus filmes.

Maiores sucessos da carreia: Rocky IV; Os Mercenários (todos); Soldado Universal (todos); Mestres do Universo; O Justiceiro; Johnny Mnemonic, o Cyborg do Futuro; A Última Bala; Invasão Súbita e o Confronto Final.


05 – Steven Seagal

002 - Seagal

Outro que alguns contestarão e que tem total méritos pra está nessa posição.

O cara tem alguns motivos que o torna um dos grande badass desse gênero, quer saber alguns? lá vai: Único estrangeiro a ter uma academia de Aikido no Japão, na cidade de Osaka. É mestre 7º Dan (grau) de Aikido. Também é mestre em Kendo, outra arte marcial japonesa, conhecida pelo uso da espada Samurai. Também é faixa-preta de Karatê e Judo. Estreou nas telinha quando já tinha 36 anos e em seus 10 primeiros filmes foi protagonista em sete, além de ter todos com classificação indicativa de 16 anos por ser muito violento nos seus papéis. Outra característica é o uso quase constante de uma pistola Colt M1911A1 semi-automática, modelo de arma que ele possui várias em sua coleção particular. Produz e comanda a direção de quase todos os seus filmes. Trabalhou muitos anos na polícia da Lousiana e pra finalizar ainda há mais de 30 anos ele ajuda os hospitais de onde visita, com o pagamento de tratamento e doando brinquedos para crianças internadas ali. Sem falar ainda que recusou papeis que poderia alavancar suas carreiras, como por exemplo pra ser vilão no filme A Hora do Rush 3 do seu amigo Jackie Chan e/ou quando recusou participar do filme dos Mercenários, simplesmente porque não se dava bem com um dos produtores e disse que poderia acabar tendo que “dar uns tapinhas nele” caso fosse ofendido por seu desafeto.

Seus filmes não estouraram tanto quanto seus outros concorrentes, não por falta de ação, más por não particpar de franquias famosas. E ao assistir seus filmes você pode ter certeza que ele ira usar as mão pra derrotar seus inimigos e ao menos um deles terá o braço quebrado.

Maiores sucessos da carreia: Guerra Biológica (todos); Fúria Total; A força em Alerta; Momento Crítico; Difícil de Matar; Hoje Você Vai Morrer; Rede de Corrupção; Nico – Acima da Lei; Ameaça Subterrânea; Glimmer Man – O Homem das Sombras e O Guardião.


04 – Jean-Claude Van Damme

001 - Van Damme

Outro que acho muito foda, o nosso bailarino bélga, além de ser um dos brucutus mais ágil, ainda é um dos mais famosos.

Aos 16 anos conseguiu a faixa preta de shotokan e venceu o European Pro Karate Association, na categoria meio-pesado. Aos 18 anos teve que optar entre a dança e o karatê, já que uma companhia francesa de balé queria contratá-lo. Depois disso ganhou o apelido de “Os Músculos de Bruxelas”, após conquistar o Campeonato Europeu de Karatê, tendo ficado conhecido por um golpe por ele aplicado em que atingia a cabeça de seu adversário durante um giro de 360 graus.

Dentre nossos brucutus, é um dos que variaram seus papéis entre vilão e mocinho, tendo sucessos como vilões de destaque o Vilain (Mercenários 2) e Ivan (Retroceder Nunca, Render-se Jamais).

Já foi replicado e duplicado, já ficou cego durante luta, já destruiu cartéis e organizações criminosas, já foi o Guiler em Street Fighter, já foi alvo, já foi cyborg e soldado universal. Por esses e outros ele faz parte da nossa lista em quarto lugar.

Maiores sucessos da carreia: O Alvo; Replicante; Hell; Retroceder Nunca, Render-se Jamais; Street Fighter – o Filme; Mercenários 2; Kickboxer – O Desafio do Dragão; Duplo Impacto; Cyborg – O Dragão do Futuro; Timecop – O Guardião do Tempo; 6 Balas; Soldado Universal e O Grande Dragão Branco.


03 – Arnold Schwarzenegger

000 - Arnold

Uma (se não a maior) personalidade de seu país (Áustria),onde tem até um estádio com seu nome. Ficou mundialmente conhecido por ser o maior fisiculturista da sua época. Hoje quando se fala em fisiculturismo todos lembram dele, além disso o Guiness o classificou como o corpo masculino mais desenvolvido de todos os tempos.

Após os sucessos no mundo da musculação, foi convidado para estrear no cinema, e pouco depois de engrenar nessa carreira fez grande sucesso como Conan, que alavancou sua carreira. Porém, foi como o Cyberdyne 101 em O Exterminador do Futuro que o elevou a estrela mundial, com as frase que hoje são duas das mais famosas de todos os tempos no cinema (I’ll be back e Hasta La vista, baby) e que depois ainda fizera outros filmes da mesma franquia.

Dentre todos os brucutus é o que teve mais filmes de sucesso, porém com o passar dos anos foi perdendo espaço devido a despopularização dos filmes ação, que o levou a ingressar na vida política, e que o fez ser fodão não só no cinema mas também no governo. E foi em 2003 que ele mitou na vida, pois foi eleito o governador da Califórnia, e isso durou até 2011, mostrando que além de competente como ator, ainda foi como político de um dos maiores estados americanos, onde foi reeleito e até hoje tem uma boa aceitação por lá.

Em 2011 voltou a atuar depois de mais de 10 anos sem aparecer nas telinhas e agora está tentando voltar a ter o mesmo sucesso de antes.

Maiores sucessos da carreia: O Exterminador do Futuro (todos); Rota de Fuga; O Predador; Os Mercenários; Comando Para Matar; O Último Desafio; Conan – O Bárbaro; True Lies; Um Herói de Brinquedo e O Vingador do Futuro.


02 – Sylvester Stallone

003 - Stallone

Rambo e Rocky, só esses dois personagens já o credencia para a segunda posição dessa lista, porém, o (pra mim) melhor ator e mais artista desses brucutus vai além de só dois personagens, ele é mais técnico e mais ator que os seus companheiros.

Sly tomou de assalto o cinema de ação nos anos 80 e desde então já fez de tudo. Na verdade, na sua cinebiografia consta até um filme pornô, mas sua fama junto aos fãs é incontestável e, curiosamente, proporcional ao recorde de indicações do Framboesa de Ouro. Mas o astro não se abala e segue em frente, enfrentando a crítica, mantendo a forma e fazendo filmes… como um lutador.

Também é marcado por participar de mais de 30 edições do Framboesa de Ouro (o Óscar dos filmes ruins), sendo indicado de 1985 até 1997 seguidamente.. Isso lhe rendeu o título de pior ator da década de 90 e da década de 00, ou seja, o cara é sempre lembrado.

Más nem tudo é tristeza, também é lembrado por ótimas atuações, inclusive com prêmios como Globo de Ouro e com três indicações ao Oscar, sendo a de 2016 por Creed como a de melhor ator coadjuvante, e que após sua derrota surpreendeu o mundo, pois era o favorito de 9 entre 10.

Maiores sucessos da carreia: Creed -Nascido Para Lutar;  Rocky (todos); Rota de Fuga; Os Mercenários (todos); Rambo (todos); Falcão – O Campeão dos Campeões; Condenação Brutal ;Assassinos; Ajustes de Contas; Alvo Duplo; Cop Land; Daylight; o Juíz; O Especialista; O Demolidor; A Taberna do Inferno e Pare! Senão Mamãe Atira.


01 – Chuck Norris

002 - Chuck

O que dizer desse cara? Tudo que eu posso dizer sobre ele ainda estrá faltando algo e posso acabar sofrendo consequências por isso.

O cara que pede um Mc Lanche Feliz no Burger King e é atendido.. O cara que perdeu a virgindade antes de sua mãe…O homem que não segue regras, elas que o seguem… O cara que encosta a nuca na própria testa.. O Homem que contou ao infinito (duas vezes)…Ele que já foi homem-bomba por 34 e foi kamikaze em 5 oportunidades… O cara que faz bungee jump sem corda… Que recentemente zerou Fifa 16 e Watch Dogs no seu Super Nintendo (online e sem a conexão cair)… Aparece em foto no escuro mesmo sem flash…o homem que consegue lavar a água.. o cara que provavelmente já comeu sua mãe e você nem sabe (nem ela)…entre outras mitagens..

Já fez vários filmes, séries, já foi diretor e produtor, cantor, pastor. Foi 6 vezes campeão mundial de karatê..É faixa-preta em jiu jitsu…Além de ser um dos maior amigos e rivais de Bruce Lee nos cinemas…

Com essas mitagens e fama ganhou apelidos de mito, lenda, mestre…entre outros adjetivos. Por isso e por mais um milhão de coisas ele foi o campeão da nossa lista. Em breve farei um especial sobre ele, aguardem.

Maiores sucessos da carreia: Braddock  (todos); O Vôo do Dragão; McQuade – O Lobo Solitário; Os Mercenários 2; Comando Delta; Operação Dragão; Jogo da Morte; Os Aventureiros do Fogo; Walker, Texas Ranger (série) e O Defensor.


Menções Honrosas 


 

Nicolas Cage

012 - Cage

Apesar de não ser um dos fodões das lutas, ou mesmo das armas, a maioria de seus filmes ele encara vilões para salvar sua vida, a vida de alguém próximo ou até o país e isso se repete em quase todos os seus filmes. Por isso merece um vaguinha na parte de menções.


 

Chow Yun-Fat

013 - Yun-Fat

Filmes como Assassinos Substitutos e O Tigre e o Dragão, são apenas alguns dos destaques desse grande artista das artes marciais e que também faz sucesso com filmes de tiro, isso fica bem provado com o O Monge À Prova de Balas.


 

Will Smith

011 - Will

Alguns outros atores de ação poderia está no lugar do Will nessa postagem, porém um cara que luta contra aliens, salva o planeta no Independece Day, é a lenda, enfrente a fúria de robôs, foi inimigo do Estado e ainda sendo um Bad boy, com certeza tinha que está nessa lista.


Então é isso galera, esse foi a primeira parte dos burucutos mais legais do cinema. Em breve a segunda parte chega com os outros fodões que ficaram faltando nessa.


Gostou? Compartilhe!



[Total: 1    Média: 5/5]

Flamenguista fanático, viciado em animes, séries, filmes e games . Frase: “Eleve seu cosmo, aumente seu ki, confie no coração das cartas e nunca se alie ao lado negro da Força”.