VOCÊ CONHECE O CHANNEL F?

Fairchild-Channel-F


Depois de falarmos sobre outros games nacionais e internacionais, hoje iremos falar de uma game pouco conhecido aqui no Brasil, o Fairchild Channel F.

Produzido pela Fairchild, em 1976, foi o primeiro console programável de toda a história. Ao contrário dos pongs da vida, que só vinham com um jogo na memória (quando muito o jogo tinha variações), o console lia os cartuchos e colocava os jogos na memória. A Fairchild estava otimista, já que as possibilidades de jogos eram infinitas, o que garantiria uma longa vida ao sistema.

FairchildChannelF_Groovy

Não era mais necessário fazer operações complicadas para mudar o jogo; você poderia comprá-los nas lojas, quando quisesse. O engraçado é que os cartuchos vinham numerados – já que a Fairchild era a única fabricante de jogos – para não confundir o consumidor. Desta forma, o usuário economizaria no hardware, e gastaria mais no software, teoria que ainda hoje é a base da indústria de videogames.

fairchild-channel-f-system2

O Channel F vinha com uma biblioteca de jogos diversificada, que continha desde conversões de clássicos dos arcades, como Computer Space e Space Invaders (lançado mais tarde), títulos de esporte (Hockey e Tennis) até versões digitais de jogos de tabuleiro e cartas como Forca, Gamão, Jogo da Velha e Poker.

Screenshot_2

Acontece que os gráficos eram ruins, apesar de coloridos. Não chegaram a ser produzidos jogos realmente bons para o sistema. Poucos meses depois o Atari 2600 foi lançado, e como era superior tanto em jogos como tecnicamente, o Channel F ficou esquecido por todos, e a Fairchild encerrou sua produção.

15th-Gerald-Lawson-channel-f

Logo depois a Zircon comprou os direitos do Channel F, e por volta de 1978 relançou o console no mercado, com algumas poucas modificações. Resistiu até o crash de 1984, e teve um sucesso relativo na Europa.

Veja a diferença entre os modelos da Zicon e o da Fairchild:

cf


Gostou? Compartilhe!



[Total: 1    Média: 5/5]

Flamenguista fanático, viciado em animes, séries, filmes e games . Frase: “Eleve seu cosmo, aumente seu ki, confie no coração das cartas e nunca se alie ao lado negro da Força”.