GULOSEIMAS CLÁSSICAS – BALAS ZUNG?

Screenshot_1


Após falarmos sobre as revistas Herói, a Pokémon Club e da Ultra Jovem, hoje mudaremos o foco e falaremos aqui sobre as saudosas balas Zung, que nos ensinou o que era colecionar.

Eu tinha 9 anos e estava na terceira série do primário (atual ensino fundamental I). Naquele tempo, 1 real valia muito e dava pra comprar muitas coisas. Todos os dias minha mãe me dava um 1 real pra gastar na cantina da escola, na hora do recreio. Nessa época, foi lançado o primeiro longa metragem animado dos Cavaleiros do Zodíaco, chamado: A Lenda dos Defensores de Athena. Antes dele, tiveram dois curta-metragens: O Santo Guerreiro e A Grande Batalha dos Deuses.

Sem Título-1

Logo após o lançamento da batalha contra o Abel nos cinemas brasileiros, a Freegells lançou uma bala chamada ZUNG, que virou uma febre entre as crianças e adolescentes daquela época, porque vinham com figurinhas da série e imagens do filme dos Cavaleiros do Zodíaco. O sucesso das balas Zung foi estrondoso, vendiam como água!

Todos os amiguinhos que eu tinha na escola tinham um saco de papel com balas zung, e se alguém pedisse uma bala recebia a seguinte resposta: pega a bala, mas a figurinha é minha! E essa bala não vendia na cantina da escola e sim, na tiazinha que ficava em frente dela vendendo seus doces, sabe? Tem em todas as escolas a famosa tia do doce.

E tudo piorou quando a Freegells pensou: Temos uma série de figurinhas e o que vamos fazer com elas? A resposta foi óbvia: vamos lançar um monte de álbuns, onde essas figurinhas possam ser coladas. E assim, eles lançaram 6 álbuns em formato de pôster e mais 4 álbuns em formato de super-pôster. Para ganhá-los, você tinha que comprar, no mínimo, 20 balas na tia do doce. Era um festival de balas Zung e pôsteres dos Cavaleiros do Zodíaco pra tudo que era lado na escola.

Confira abaixo cada um desses pôsteres e super-pôsteres que encontrei no site CAVZodiaco:


poster1


poster2


poster3


poster4


poster5


poster6


superposter1


superposter2


superposter3


superposter4


As balas custavam, em média, de 10 a 20 centavos, dependendo do lugar. Foi lançado um total de 80 figurinhas para 6 pôsteres e 4 super-pôsteres. Curiosamente, a empresa Freegells, que lançou as balas Zung na década de 90, acabou sendo comprada pela empresa Riclan. A Riclan tentou repetir o feito, lançando uma nova coleção de balas em 2005 (coleção Buzzy), mas não fez o mesmo sucesso!


Outro sucesso das balas Zung foi a versão dos personagens de Street Fighters, que foi no mesmo estilo dos Cavaleiros dos Zodíacos.

As imagens retratadas, eram baseadas nos jogos e na série animada Street Fighter The Animated Séries. Eram 50 figurinhas para serem coladas em 4 posteres.

Confira abaixo os 4 posters:


Street 002


Street 003


Street 001


 Street 004


Algumas figurinhas estão faltando, porém não são muitas, e da pra ter uma noção mais ou menos de como eram os albuns.

Outros animes chegaram a sair nas figurinhas como as Sailor Moons por exemplo, que tiveram uma coleção, porém não consegui imagens.


Gostou? Compartilhe!



[Total: 2    Média: 4/5]

Flamenguista fanático, viciado em animes, séries, filmes e games . Frase: “Eleve seu cosmo, aumente seu ki, confie no coração das cartas e nunca se alie ao lado negro da Força”.