ESPECIAL – O FANTASMA

Especiais10


Hoje eu escolhi falar um pouco sobre O Fantasma. Criado em 1936 por Lee Falk, o personagem habita nas profundezas das selvas do país Africano de Bangalla. O “Espirito Que Anda” luta contra piratas e criminosos há mais de 400 anos!

Durante o século XVI, um homem chamado Christopher Walker estava navegando nos mares da África com o pai, quando foi vítima de um ataque pirata. Os piratas abateram toda a tripulação do navio e o explodiram. O único sobrevivente foi o jovem Christopher. Ele foi levado até para a costa de Bangalla, onde encontrou o crânio de seu pai e fez um juramento, “Eu juro dedicar minha vida à destruição da pirataria, da ganância, da crueldade e injustiça! E meus filhos, e seus filhos, devem seguir-me!” Assim se originou o primeiro Fantasma. Ele fez amizade com as várias tribos locais e dedicou sua vida à luta contra a injustiça e crueldade.

9-o-fantasma

O Fantasma é conhecido como “O Espírito que Caminha”, e acredita-se ter vivido por mais de 400 anos. Mas, na realidade, isso é apenas um mito. O Fantasma é um ser humano comum e quase todos os Fantasma se casaram com mulheres de Sangue Real. A maior parte das gerações compartilham o nome de Kit Walker. Quando um pai fantasma se aposenta, seu filho toma o lugar, faz o juramento e se torna o novo Fantasma. Em seguida, o pai é enterrado no interior de uma câmara secreta dentro da Caverna da Caveira. Mas não é só o filho que se torna o Fantasma. Também existem menções a Fantasmas femininos. Às vezes, na ausência de um filho, quem assumia o manto era a filha mulher. Desta forma, o Fantasma continuou vivo, tornando-se uma lenda da selva. Ao todo, já existiram 24 gerações de Fantasmas, contando com a série animada.

Phantom-4

Todas as encarnações do Fantasma são treinados desde o nascimento em diversas artes de combate combinadas e em variados estilos atléticos. Como resultado, cada Fantasma tem força, rapidez, agilidade, flexibilidade e resistência maior do que as de um ser humano comum. Além do mais os Fantasmas são treinados para que saibam usar todos os tipos de armas, especialmente armas de fogo e nunca errem o seu alvo. Séculos atrás, o primeiro Fantasma teve uma bainha anexada ao seu cinturão, onde guardava uma espada. Conforme os tempos foram mudando, os Fantasmas começaram a se adaptar as armas de fogo, mas sempre mantendo seu treinamento em esgrima. O Fantasma 21 (Principal foco das histórias) geralmente leva consigo um punhal e duas pistolas 45 junto ao seu cinto. Quando Fantasma 20 foi morto por um gangster, que tomou seu cinto como premio, o Fantasma 21 encontra o assassino e o recupera.

FANTASMA-05

O Fantasma usa dois anéis, que marcam permanentemente qualquer um que o toque. O anel da mão esquerda representa quatro sabres sobrepostos formando uma cruz conhecida como “A marca do bem”. Aqueles tocado por ele estão sob proteção e zelo do Fantasma O anel da mão direita carrega um crânio, aqueles que recebem a sua marca (geralmente vindo de um forte gancho de direita) são punidos eternamente pelo espírito que anda. O Fantasma 21 é cético em relação ao misticismo dos seus anéis, mas eles continuam lendários entre os nativos de Bangalla e do submundo do crime.

PhantomFeature

O Fantasma é creditado como sendo o primeiro super-herói com olhos brancos sem pupilas. e as vezes também é citado como o primeiro herói fantasiado. Se isso é verdade eu não sei. Talvez um leitor de quadrinhos mais religioso possa mencionar um personagem anterior. Lee Falk disse que a ideia surgiu das estátuas gregas, pois quando olhava para elas, tinha a sensação de ser algo desumano, não natural. Três anos após o Fantasma estrear, o Batman apareceu com as pupilas brancas. ‘Batman: A História Completa’ diz o seguinte: “Finger se opôs à forma como os olhos por trás da máscara eram apresentados e pediu Kane para transformá-los em manchas brancas. ‘Parecia mais um morcego à noite, quando os olhos brilham “, admitiu Kane.” Mas Bill Finger teve essa ideia após ver o Fantasma”. Com o Batman, esses olhos fizeram sucesso imediatamente e continuam hoje com Spawn, As Tartarugas Ninjas, Dr. Manhattan, Lanterna Verde, Deadpool, Wolverine etc.

bl-fantasmatrono

O personagem chegou ao Brasil em 1936, nas tiras semanais do jornal carioca O Correio Universal, posteriormente apareceu em O Globo Juvenil , O Gibi, quando então era chamado de Fantasma Voador. Com a fundação da RGE, as revistas do Fantasma se tornaram o principal produto e eram compostas de edições de tiras diárias e dominicais. Apesar de usar roxo no original, no brasil, seu traje era vermelho devido a pouca tecnologia para impressão na época. Anos mais tarde, o brasileiro pode finalmente ver a cor roxa no personagem quando as edições começaram a ser publicaras na cor original.

FANTASMA-02

O Espírito Que Anda: Quando o Fantasma está trajado combatendo a injustiça, ele é conhecido como tal. Assim, as pessoas da selva e outras tribos acham que ele é um fantasma que viveu há mais de 400 anos. Sr. Walker: É assim que o Fantasma se apresenta para o mundo exterior. Ele veste um longo casaco com calças azuis e um chapéu. Seu rosto está coberto por óculos escuros. Ninguém sabe seu primeiro nome, todos o chamam de ‘Sr. Walker ‘. Comandante Misterioso: Desconhecido pela Patrulha da Selva, o Fantasma é o comandante chefe da unidade. Ele deixa mensagens e encomendas dentro de um compartimento que o coronel acessa através de um túnel secreto. Ninguém sabe quem é o remetente, por isso se referem a ele como “o Comandante Misterioso”.

Em 1994 o Fantasma foi adaptado para um desenho animado que tinha como foco o Fantasma 24. A animação de passa em 2040 e é apesar de ter sido bem elogiada durou apenas 35 episódios, mas teve um filme animado e um jogo de video game. O Fantasma ganhou sua adaptação cinematográfica em 1996, com Bill Zane no papel principal. O filme primeiramente foi um fracasso comercial, mas se deu bem nas vendas de DVD e VHS Outra série de desenhos animados que o Fantasma participou foi “Os Defensores da Terra” de 1986.

syfy_the_phantom_cd_by_giorroig

Em 2010 a The Movie Network, em parceria com o Syfy, desenvolveu uma minissérie do Fantasma intitulada ‘The Phantom’. A história acompanha o Fantasma 22 em uma aventura modernizada. A série faz uma bela homenagem ao clássico, alguns elementos de baseiam no Fantasma da Marvel, mas deixa a desejar no quesito fidelidade. Ao lado coloquei um trailer pra quem tiver interesse.

Sem Título-1

Em 1995, a Marvel publicou uma minissérie do personagem. Onde O Fantasma acabou tendo a mesma personalidade anti heroica recorrente em personagens da época. Ele é mais forte e modernizado, vestindo um traje à prova de balas e luvas que resistem a golpes de espada. É uma história política sobre Bangalla e envolve burocratas em uma grande conspiração enquanto o Fantasma está interessado em resolver as questões em favor da população. Entre 1988 e 1989, a DC Comics publicou uma série de 13 edições do Fantasma. Elas eram mais próximas ao cânone criado por Lee Falk, mas com histórias curtas, abrangendo uma ou duas questões cada. Não se sabe o motivo, mas a DC deixou de publicar quaisquer histórias do Fantasma após esta série. Depois da Dc o personagem foi para a Moonstone e, mais recentemente, para a Dynamite, onde as aventuras são protagonizadas pelo Fantasma 22.


Gostou? Compartilhe!



[Total: 1    Média: 5/5]

Flamenguista fanático, viciado em animes, séries, filmes e games . Frase: “Eleve seu cosmo, aumente seu ki, confie no coração das cartas e nunca se alie ao lado negro da Força”.