ESPECIAL- ESTRELA FASCINANTE PATRINE

Especiais


E ae galera, hoje o tema será esse tokusatsu chamado Estrela Fascinante Patrine, e sei quem mais de 90% dos que irão ver esse post nem sabe quem é ou onde e em que ano passou, por isso que resolvi fazer esse especial sobre uma série desconhecida pra muitos, porém fiz mas com a intenção de apresentá-la aos que não conhecem, diferente do que os anteriores como foi o caso do Megaman, onde todos já o conhecem. Então vamos lá.

Patrine foi uma série obscura na Rede Manchete no começo dos anos 90. Hoje, considerada cult, principalmente por fãs de Sailor Moon, Patrine ganhou um carinho todo especial pelos fãs brasileiros.


9cc693d4ff49b902c34a48cff606d6c6


Shotaro Ishinomori – O Criador

O criador dos Kamen rider e dos Super Sentai, Shotaro Ishinomori foi um grande mangaka, que revolucionou o mercado. Tendo sido assistente do deus do manga, Osamu Tezuka, Shotaro Ishinomori hoje figura a lista de grandes mangakas, como Leiji Matsumoto e Go nagai.

Para quem acha que mesmo assim Shotaro é um desconhecido no Brasil, tivemos a exibição de Cyborg 009 na Cartoon Network e Genma Taisen e 009-1 no Animax. Uma das séries mais lembradas pelos fãs de tokusatsu, com certeza é a série Black Kamen Rider lembrada, por ser uma série mais “dark” em relação as demais exibidas por aqui.

Patrine, que no original se chama Bishoujo Kamen Powatrin (A graciosa mascarada Powatrin) foi uma série criada para o gênero Super Heroine, em 1990. Substituindo Mahou Shojochuka na Ipanema, a série foi um enorme sucesso no Japão, sendo exibida na Tv Asahi.


Screenshot_2


Nossa Heroína

Sayuri Murakami é uma garota normal que um dia, rezando em um templo, se encontra com o poderoso Deus Protetor (também conhecido como Kami Sama). Sendo convocada para lutar pela justiça, Deus Protetor tem apenas uma condição, que ela mantenha sua identidade secreta, sobre pena de se transformada num sapo. Vamos lembrar que Deus Protetor, é o deus da cidade e que nas horas vagas é um velho tarado estilo mestre Kame. Deixando Sayuri incumbida de proteger a cidade, ele vai atrás de um descanso em termas na Itália, mas dá pra imaginar que ele não vai só pra isso.

Tornando-se a Estrela Fascinante Patrine, Sayuri se vê num grande dilema, que é ser uma adolescente normal e ao mesmo tempo a heroína de sua cidade. Tudo bem que ser um super herói da cidade seria exaustivo, pra um herói como Superman, mas os inimigos que Patrine enfrenta, chega a ser covardia a comparação.


a551f9ab6b63975718da01f1f37f0af3


Família Murakami

Vamos começar pela família Murakami, formada pelos pais: Noriko e Hayato, e pelos três filhos: Tomoko, Hideki e Sayuri.

Noriko inicialmente é a dona de casa, papel tradicional da família japonesa, sendo que no decorrer da série, começa a trabalhar numa loja de uma amiga que ficou doente.

Hayato é um jornalista de uma revista conceituada para o público feminino. Apaixonado pela Patrine, ele nem imagina que seja sua própria filha, gerando grandes brigas com Noriko por causa disso.

Sayuri é a irmã mais velha dos Murakami, tendo 15 anos, ela sempre dá o exemplo em casa. Transformando-se em Patrine, ela vê sua vida dividida em duas, se sentindo extremamente exausta por causa disso.

Hideki é irmão do meio e é grande admirador da Patrine. Junto com seus amigos, ele fundou o Clube Patrine, para ajudar a guerreira nessa briga contra o mal.

Tomoko é a irmã mais nova, que adora imitar a mãe e a irmã mais velha em casa. Na segunda fase, Tomoko se transforma na Estrela Fascinante Pequena Patrine, sendo que nem imagina que a heroína Patrine seja sua própria irmã, Sayuri.


160f48105d91241991c93a318a7e743d


Os inimigos

Antes de falar do dia a dia da Estrela Fascinante Patrine, se prepara, porque os desafios dela são cada um, mais exótico que o outro.

Comecemos com o vendedor de uma loja de games que vende sempre o mesmo cartucho de Dragon Ball para Famicon, para as crianças da cidade. Ele sempre avisa do estranho bandido de cartuchos, sendo ele mesmo que assalta seus clientes à noite. Só a Patrine mesmo para dar um fim nesse bandido.

E porque não citar Arai, a garota que vem pedir favores aos meninos que sempre estão na casa dos Murakami (lar da Sayuri). Pedindo para os garotos ajudarem a achar o vinho da juventude encontrado por Napoleão numa missão ao Egito, Arai obriga os garotos a procurarem numa caverna próxima da cidade, despertando a ira do espírito de Napoleão. Resta a Patrine a dar um fim no espírito do grande vilão da historia.


d50c647421437ed12d7b7ed2c4435dea


Por estar resolvendo todos os problemas que a policia deveria resolver, Patrine está virando uma pedra no sapato para a Detetive Honda. Tendo a missão de prender Patrine diretamente do comissário de polícia, Detetive Honda precisa chamar atenção da heroína mascarada.

Você já viu um herói brigar contra produtos piratas? Num dos episódios, Patrine tem como inimigos, uma organização que produz produtos baseados nela, ganhando dinheiro à custas dela. Seqüestrando a detetive Honda, eles querem que a verdadeira Patrine apareça para alavanca os produtos deles.

Screenshot_3

Agora, quando achamos que já víamos de tudo, surge um político que usa um adolescente, para arrecadar brinquedos, e depois fritar como tempurá, e mandar para fora do país, assim arranjando dinheiro para sua campanha eleitoral. E quem imaginaria, no meio dos brinquedos, está à adaga da Patrine. Para ajuda, no mesmo dia Sayuri levou sua roupa pra lavanderia, tendo que usar seu cérebro para investigar. Estando “sem” poderes, Patrine precisa recuperar sua adaga e buscar sua roupa para derrotar o político inescrupuloso.

Os episódios só tendem a ficar mais nonsense, quanto mais a série se desenvolve. Um dos episódios mais bizarros é o da lanchonete. Seus lanches viciam as pessoas da cidade, que se tornam escravos da lanchonete, restando a Patrine os resgatar.

A série entra em sua segunda fase, com a entrada do Diabo do Inferno, que faz Deus Protetor convocar uma nova guerreira, a Pequena Patrine.


Especial - Estrela Fascinante Patrine

Segunda fase: Surge a Pequena Patrine

Surge o Diabo do Inferno, o grande vilão da série, que é o antagonista ao Deus Protetor. Trazendo o caos a cidade, Diabo do Inferno seqüestra a Patrine, fazendo Deus Protetor não ter outra escolha que senão recrutar uma nova garota para defender a cidade e resgatar Patrine, assim Tomoko é escolhida e se torna a Estrela Fascinante Pequena Patrine. Não podendo revelar sua identidade, Tomoko nem imagina que sua irmã Sayuri seja a Patrine, assim as duas lutam pela justiça juntas, sem saber de suas identidades secretas.

Nessa segunda fase, as aventuras ficam em torno da Patrine e da Pequena Patrine, sempre tendo um inimigo ligado ao Diabo do Inferno.

Sem Título-1

Dando mais destaque para a nova heroína da série, a Pequena Patrine, nessa nova etapa, temos a rivalidade entre Patrine e Pequena Patrine. Na realidade irmãs, Patrine pede uma maior responsabilidade por parte da Pequena Patrine, fazendo que as duas não sejam parceiras num primeiro momento.

Patrine também ganha uma nova arma para o combate contra Diabo do Inferno, uma caixa de música que purifica as pessoas. Já viu isso antes? Sim, outra idéia que nasceu em Patrine e virou “marca registrada” em Sailor Moon.


67eaa1b56c8585d80be72e51aeeaf8c8

A Dublagem em Português

Produzida pela Wildstar em São Paulo, a dublagem foi muito bem realizada, com excelentes adaptações da cultura japonesa, como também na seleção do elenco. Para a voz da protagonista, Sayuri Murakami, entrou ninguém menos que Marli Bortoletto, a voz da Mônica de Turma da Mônica no Brasil. A dubladora é conhecida também por ter feito a primeira fase de Sailor Moon, realçando as semelhanças entre as duas séries. Marli também dublou o personagem Kazuya, amigo do Hideki e membro do clube Patrine.

O pai da protagonista teve a voz de Emerson Camargo, a mesma voz de National Kid e dono da Wildstar. A voz dele em Hayato é única, além de sua dublagem combinou perfeitamente com o atrapalhado jornalista apaixonado pela Patrine. Tomoko, a irmã de Sayuri, foi dublada por Angélica Santos, a voz oficial do Cebolinha de a Turma da Mônica. Entre os destaques de dublagem da Angélica estão: Kevin Arnold de Anos Incríveis, Oolong e Uub de Dragon Ball Z, Akira e Esmeralda de Cavaleiros do Zodíaco e Andróide 18 de Dragon Ball GT.


04799a493d654c16ebde2e9826b91f2b

Yuko Hanashima

Uma das coisas que lembro da época era que a Yuko Hanashima era meio que um símbolo sexual para a garotada da época e foi o primeiro amor de muitos, muitos esses, que sempre negavam a dizer que assistia a série por ser uma “série de mulherzinha”. Eu já pelo contrário, eu gostava de ver por por causa dela, na época em que vi eu lembro que nem achava muita graça mas via só pela Patrine..kkkk

Screenshot_1

A Yuko Hanashima nasceu em 17 de setembro de 1972, ou seja , tinha 17 anos quando começou a filmar a serie. Ela se casou em 1995 retirando -sedo mundo do entretenimento ate 2002. Além de atriz ela é cantora.

YukoHanashima, UNIVERSO RIDER, NOTICIAS, PATRINE, TOKUSTSU, U-RIDER

Hoje atualmente com seus 43 anos ela não  mudou muito a aparecia (a não ser os traços do tempo que passou e passa para todos nós). Más ela ainda é lembrada pela personagem que foi uma das últimas de sucesso no Brasil nos anos 90. Recentemente ela deu uma entrevista para a Medicom Toys onde falava sobre sua personagem que ela achou que não vingaria e sobre o look curto que usava em cena:

“Eu tinha esse sentimento de desconforto até que começamos a gravar, foi ficando cadê vez mais desesperador, eu sinceramente achava que não podia fazê-la. Foi quando o diretor gritou, “Yuko! Mova-se mais perto da câmera! “E eu disse: Mas vai aparecer tudo assim!” E eles tiveram que cortar (risos). Com certeza, você podia ver tudo ( mais risos ). O diretor me disse apenas para fazer e não se preocupar com isso, “Eles não vão transmitir isso!”, ele me assegurou.”


Só pra finalizar, a Estrela Fascinante Patrine foi exibido na antiga TV Manchete onde passou com outros sucessos como Jaspion, Changerman e Jiban.

Em 2007 fizeram uma versão atual da série com o mesmo enredo e com as roupas bem parecidas, porém não fez nem um quarto do sucesso que Patrine fez, e nessa nova versão a Yuko fez um papel onde era a amante do personagem que era marido da “nova Patrine”.


Gostou? Compartilhe!



[Total: 5    Média: 2.2/5]

Flamenguista fanático, viciado em animes, séries, filmes e games . Frase: “Eleve seu cosmo, aumente seu ki, confie no coração das cartas e nunca se alie ao lado negro da Força”.

  • Rafael Carvalho

    Show!