VOCÊ CONHECE O 3DO ?

SONY DSC


Muita gente nem faz ideia, mas o 3DO não é um console especificamente da Panasonic. Sua história inicia-se em meados da década de 1990, quando sete fabricantes de componentes para hardware e software desenvolvem juntas uma arquitetura de tecnologia específica, criando assim a The 3DO Company. Esse conjunto de hardware passa então a ser comercializado por qualquer empresa que quisesse desenvolver um 3DO Player, pagando apenas os direitos autorais a The 3DO Company, ao passo que qualquer fabricante de software poderia desenvolver jogos para qualquer 3DO Player, pagando apenas os royalties pelo software. Em outras palavras, o 3DO foi criado como o VHS, uma tecnologia que foi pensada para proporcional uma nova forma de interatividade e que podia ser usada por qualquer empresa.

3DO-FZ1-Console-Set

Acontece que a primeira empresa que fez isso foi a Panasonic, ao lançar o chamado 3DO R.E.A.L FZ-1 em 1993 nos EUA e em 1994 no Japão e Europa. Seu preço? Fabulosos U$ 699, que fizeram dele o aparelho para games mais caro da história até hoje. Ainda assim o alto valor cobrado no primeiro 3DO não comprometeu as boas vendas do aparelho. Seu sucesso foi absoluto, uma vez que seus concorrentes diretos eram o Mega Drive e o Super Nintendo, plataformas datadas pela sua falta de processamento visual se comparado com o 3DO.

O motivo do sucesso era simples. O 3DO foi um dos primeiro consoles a usar como mídia padrão o CD-ROM, permitindo jogos com qualidade de áudio e visual arrasadores. Porém a marca registrada mesmo do console foi a avalanche de jogos que usaram a tecnologia FMV (Full Motion Video), na qual filmes e animações eram criadas especialmente para terem pequenas interatividades por parte do jogador. O resultado eram games que pareciam filmes ou desenhos animados – muitos deles portados dos arcades da época.

a0a2da33cf7c

Outras fabricantes de hardware também lançaram seus 3DO – entre elas a Sanyo e a Goldstar. Porém foi a Panasonic que fez fama mesmo com o console principalmente por tê-lo lançado primeiro que as outras empresas e por ter criado uma segunda versão do mesmo, o FZ-10 (mais leve, mais barato, mais bonito). Ainda assim, o sucesso do 3DO foi ofuscado pela nova geração de consoles com suporte para o CD-ROM, especificamente o PlayStation e o SEGA Saturn que abocanharam o mercado de games no final da década de 1990.

0_31574_b0b536be_L


Entre os jogos, alguns tiveram um maior destaque que os outros, sendo assim, resolvi listar um top 10 dos jogos do 3DO aqui para vocês, com destaque para os 3 primeiros:


1. Mad Dog McCree

Nove entre dez jogadores quando lembram do 3DO lembram também de Mad Dog McCree. Mesmo que você nunca tenha jogado o game no aparelho, tenho certeza que você já deve tê-lo visto em alguma área de arcades do parques de diversão na sua cidade. Mad Dog McCree foi o primeiro game em Live-Action criado pela American Laser Games. A premissa lembrava os filmes de Velho-Oeste americano, no qual o papel do jogador era assumir um forasteiro sem nome que tentava salvar a filha do prefeito de uma pequena cidade que foi raptada pela gangue que batiza o nome do game.

Graças ao poder de processamento do aparelho e, da qualidade do CD-ROM, eis aqui um dos games mais “reais e desafiadores” do 3DO. Lembro até hoje o quão legal era visitar um amigo rico que eu tinha e investirmos nossas tardes tentando limpar o crime no Velho-Oeste do game – tudo é claro, graças a ajuda da Light Gun, o controle em forma de arma que acompanhava o jogo.

2. The Need for Speed

Muita gente não sabe, mas a primeira “casa” da franquia Need for Speed foi a plataforma 3DO. O primeiro jogo, lançado em 1994, também era conhecido como “Road & Track presents: The Need for Speed”, pois havia sido produzido pela Electronic Arts com o auxílio dos especialistas da revista automotiva Road & Track.

Este também foi o primeiro game de corrida com qualidade de áudio e visual impressionantes e, principalmente, trazendo carangos famosos como um Lamborghini Diablo, uma Ferrari 512TR ou até mesmo o Dodge Viper RT/10. O pioneirismo também vinha na fuga policial, que anos mais tarde se tornou ícone da franquia.

3. Dragon’s Lair

Na história, Dirk, um paladino pouco hábil, precisa salvar a princesa Daphne presa em um castelo mágico pelo dragão Singe. O jogo todo não passava de uma animação gigante no melhor estilo WaltDisney (aliás, um dos principais responsáveis pela animação era ninguém menos que Don Bluth, ex-animador da Disney), com momentos no qual o jogador precisava apertar um botão específico para ver a ação correta acontecer e dar continuidade na cena.

No 3DO, o game só chegou em 1993, em uma versão em CD-ROM que mais se aproximou da original em LaserDisc, fazendo desta uma das versões mais fieis do game em uma plataforma doméstica.

4. Road Rash

5. Space Ace

6. Crime Patrol

7. Psychic Detective

8. Alone in The Dark

9. Night Trap

10. Gex

Top10_3DO

Road Rash segue a lista pelo simples fato de ser a melhor versão do game para se jogar hoje, afinal a versão de PC ainda era baseada em outra arquitetura. Space Ace dá continuidade a excelente qualidade de Dragon’s Lair, assim como Crime Patrol, Psychic Detective e Night Trap mostram que o 3DO é a plataforma perfeita para jogos em FMV. Alone in the Dark entra na lista como a melhor versão do primeiro grande game de terror e, por fim, Gex, o famoso iguana, marca presença por ser o melhor jogo de plataforma do console e, claro, por ser reconhecido como o mascote do 3DO.

O que faltou? Muita coisa legal, como Doom, Crash ‘n Burn e Total Eclipse. Vale lembrar também que o 3DO teve bons games de luta. Entre eles Super Street Fighter II Turbo e Samurai Showdown foram as melhores versões domésticas dos games, pelo simples fato de usarem e abusarem da qualidade do CD-ROM no aparelho.


Então é isso galera, se você gostou dessa postagem não deixe de comentar, isso ajuda a entender o que vocês querem pra futuras postagens, além de motivar esse que lhes escreve.


Gostou? Compartilhe!



[Total: 1    Média: 3/5]

Flamenguista fanático, viciado em animes, séries, filmes e games . Frase: “Eleve seu cosmo, aumente seu ki, confie no coração das cartas e nunca se alie ao lado negro da Força”.