O CALENDÁRIO CHINÊS DE UMA FORMA GEEK

Screenshot_39


Muitas pessoas sabem (talvez não muitas) que o calendário chinês é o mais antigo registro do que usamos para medir um período de tempo.
O calendário chinês é lunissolar. Cada ano possui doze lunações acarretando em um total de 354 dias. Para não se perder a sincronia com o ciclo solar (de 365,25 dias), é acrescentado um mês aproximadamente a cada três anos. Desta forma não se perde a sincronia nem com o ciclo solar, nem com o lunar. Por isso, considera-se que o calendário chinês é lunissolar.

O Ciclo chinês atual é o macaco e ele se encerra no dia 08/02/2016,e será sucedido pelo galo que irá até o dia 28/01/2017. Ao todo são doze, e são os seguintes:
鼠 (rato), “niu” 牛 (boi), “hu” 虎 (tigre), “tu” 兔 (coelho), “long” 龍 (dragão), “she” 蛇 (serpente), “ma” 馬 (cavalo), “yang” 羊 (cabra), “hou” 猴 (macaco), “ji” 雞 (galo), “gou” 狗 (cão), “zhu” 豬 (porco).

Porém um desenho muito querido por todos já fez uma grande homenagem para todos que acreditam e seguem esse calendário, e que por sinal são muitas pessoas (a China é bem populosa rsrsrs), e cá entre nós, o fizeram bem feito. Além dos signos eles colocaram vários tipos de poderes, lutas, ação e é claro, o grande Jackie Chan.

Bem, eu como entusiasta de histórias que enaltecem superpoderes não poderia achar menos fantástico. Basicamente havia um demônio com todos esses poderes, mas deram um jeito de aprisionar o demônio numa estátua e separar os poderes em 12 talismãs, cada um referente a um signo do zodíaco chinês, enfim, vamos descrever poder por poder e talismã por talismã.


Rabbit_Talisman

Primeiramente, o talismã do coelho. Um dos poderes mais sensacionais, que é o da supervelocidade. Seja sozinho ou combinado com outros, esse era um dos melhores e com ele os personagens eram capazes de resolver 90% dos problemas. Bem, uma pedra que transforma você no Flash nunca vai ser uma coisa ruim ou meia-boca.


Rooster_Talisman

Talismã do galo dava o poder do voo, só estamos no 2º superpoder da lista e praticamente temos o super-homem, supervelocidade, voo. Na verdade o talismã do galo dava o poder de flutuar e se mexer no ar, mas devagar, entretanto era possível combinar o poder dele com o do coelho e fazer um voo de verdade.


Ox_Talisman

O talismã do touro deixava você forte como um touro. Sim, era o poder da superforça (mais um do Superman). Curiosamente, no desenho, personagens que já eram bem fortes é que usavam o talismã. Mas vez por outra os fraquinhos faziam uso dele também. Muito útil, principalmente pra fazer dano bruto ou abrir passagem. O talismã do touro era praticamente uma chave, porque você podia fazer uma porta onde não existia ou então derrubar uma porta existente.


Snake_Talisman

Talismã da serpente dava o poder da invisibilidade, ótimo para infiltração ou luta suja. Mas fazendo certas combinações de talismãs, esse podia ser considerado dispensável, embora bem bacana.


Sheep_Talisman

Aqui temos um dos talismãs mais inúteis, porque o da ovelha permitia ao usuário fazer projeção astral. Porra, em luta isso é inútil, para a maioria das situações é inútil. Além da sua forma astral poder vagar por aí deixando seu corpo livre para ser tomado por espíritos ou danificado pelo resto do mundo, você poderia entrar no sonho das pessoas, que não é um poder lá essas coisas de bom. Ou seja, é um dos mais inúteis para não dizer o mais inútil.


Horse_Talisman

Cavalo é o talismã da cura. Muito útil, porque nunca se sabe quando vai precisar de um recover mesmo estando cheio de superpoderes.


Rat_Talisman

O talismã do rato é outro que pode ser considerado bem inútil, ele apenas dava vida ao inanimado. Você podia reanimar uma estátua, boneco ou objeto do tipo para agir como um ser vivo, mas esse talismã é dispensável para 90% das situações ou mais.


Monkey_Talisman

O talismã do macaco permitia ao usuário mudar de forma, mas apenas para a forma de um animal. Bem, não é exatamente bom, mas não é ruim também. Eu diria que é 50-50. Ele pode ter sua utilidade sim, tenho certeza que você pode usar a imaginação para pensar em algo onde se transformar em animal seria bom.


Dog_Talisman

Pow, um dos melhores, pois o do cachorro era o talismã da imortalidade. Ele combinado com alguns talismãs mais ofensivos torna a pessoa um oponente muito foda. Vale ressaltar que ele só dava imortalidade, você leva o dano e sente dor do mesmo jeito. Por isso uma ótima estratégia era a combinação cachorro + cavalo, pois permitia além de sobreviver, se curar para não ter que ficar atordoado.


Pig_Talisman

O talismã do porco conferia ao usuário o poder de soltar “raio laser” pelos olhos. Olha, não é por nada, mas o que diabos um porco tem a ver com raios pelos olhos? Eu sei que só alguns animais fazem sentido com os poderes que seus talismãs carregam, mas esse do porco é muito estranho pra aceitar.


Tiger_Talisman

O tigre é outro dos talismãs inúteis, ele permitia separar o lado ruim do lado bom, o Yin do Yang. Ou seja, não servia pra muita coisa. Nem tenho comentário pra fazer a respeito porque pra mim esse talismã só tem lado: o ruim.


Dragon_Talisman

O talismã do dragão dava poder de fogo. Você podia disparar uma rajada destrutiva com esse talismã. Eu achava ele e o do porco meio redundante, a única diferença é que um saía pelos olhos e outro pelo talismã. Mas esse talismã era tido como um dos melhores. Sei lá, eu meio que discordo.


Ainda dava pra fazer umas combinações bem interessantes com o conjunto de talismãs apresentados:

  • Cavalo + Cachorro = Imortalidade sem Dor
  • Coelho + Galo + Touro + Cachorro + Porco = Superman
  • Coelho + Galo = Vôo
  • Touro + Coelho + Dragão + Serpente + Galo + Cachorro = Melhores
  • Rato + Tigre + Ovelha = Piores

O desenho era muito bom e explorava muito bem esses poderes sem serem apelativos. Exceto quando estavam todos os poderes juntos no demônio. Enfim, aposto que todo mundo já sonhou em ter um ou mais de um desses superpoderes.

Gostou? Compartilhe!



[Total: 0    Média: 0/5]

Flamenguista fanático, viciado em animes, séries, filmes e games . Frase: “Eleve seu cosmo, aumente seu ki, confie no coração das cartas e nunca se alie ao lado negro da Força”.